Investidores correm pelos melhores locais para postos de carregamento de veículos elétricos

9 meses atrás 67

A disputa das empresas é intensa para conseguir os melhores locais onde podem ser instaladas plantas para carregamentos rápidos, num segmento da economia que atraiu mais de 11 mil milhões de euros desde 2012.

Com o mercado dos veículos a crescer a olhos vistos em toda a UE e nos Estados Unidos, também o mercado dos carregamentos das baterias daqueles automóveis está a expandir-se de forma acentuada e consistente. É neste contexto que aumenta a competição pelos locais mais apetecíveis, aos olhos das empresas, para que sejam instalados postos de carregamento.

Os investidores são cada vez mais e os investimentos cada vez maiores e feitos a longo prazo, pelo que surgem sinais de competição entre os operadores do sector pelas melhores localizações para os postos de carregamento, segunda reporta a “Reuters”. Com o mercado a apresentar uma dinâmica elevada, a corrida aos espaços é intensa, com os investidores a procurarem por imobiliário no qual investir para criar infraestruturas de grande dimensão, que permitam carregar um maior número de viaturas em simultâneo.

Atraídas pelas crescentes restrições aos carros movidos a combustíveis fósseis e pelos incentivos à compra de veículos híbridos ou totalmente elétricos, são muitas as empresas que entram no ramo. Prova disto é que o valor dos investimentos efetuados desde 2012 já ultrapassa os 12 mil milhões de dólares (11,1 mil milhões de euros).

Em termos globais, existem mais de 900 empresas que disponibilizam postos de carregamento, sendo esperado que o número continue a crescer. Nos EUA, por exemplo, os números do ano passado indicavam um total de 25 redes de carregamento rápido, que deverão passar para mais do dobro (54) no final da década, em 2030.

Em simultâneo, há investidores que apontam para as dores de crescimento do sector, ligadas nomeadamente à falta de energia dos postos de carregamento, assim como às dificuldades para tornar os locais viáveis para a instalação de postos de carregamento rápido de última geração.

Ler artigo completo