iPhone 16 Pro com poderoso desempenho IA. O segredo está no chip

1 mes atrás 52

Os últimos rumores sobre o iPhone 16 Pro chegam através do analista Jeff Pu da Haitong Tech Reasearch que está a avançar que o processador A18 Pro vai sofrer alterações algumas alterações.

Diz o conhecido analista que as mudanças servem o objetivo de fornecer ao smartphone um desempenho IA em tudo poderoso.

Apple quer processamento IA no dispositivo e em nuvem

imagem do iPhone 15 Pro Toda a série iPhone 16 terá o processador A18, mas nos modelos mais avançados será o chip numa variante Pro Crédito@Apple

Segundo as informações divulgadas por Jeff Pu, a Apple está a aumentar a área de matriz do chip A18 Pro para que este acomode mais transístores e componentes especializados. Tudo porque a empresa quer que o processamento dos recursos IA seja feito em nuvem, mas também diretamente no dispositivo.

Saliente-se que estes rumores avançam que a infraestrutura em nuvem da Apple para os recursos IA pode resultar de uma parceria entre a empresa de Tim Cook e a Google. Infelizmente, não foram divulgados mais pormenores sobre a potencial parceria que junte estas duas gigantes tecnológicas.

Mas o aumento da área de matriz do processador A18 Pro pode trazer alguns desafios à Apple. Tudo porque esta alteração pode também levar ao aumento dos riscos de falhas e defeitos do chip.

Mais, este aumento da matriz do chip pode também afetar, de forma negativa, a eficiência energética do iPhone 16 Pro. E são estas questões que a Apple terá de resolver antes de o novo processador entrar na fase de produção em massa.

De acordo com rumores divulgados anteriormente, é esperado que este ano, os modelos base iPhone 16 e 16 Plus estejam equipados com o chip A18. Já os modelos mais avançados, iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, vão ter direito ao processador todo-poderoso A18 Pro.

A confirmar-se a informação, este ano a Apple vai alterar a sua estratégia na diferenciação dos modelos da nova geração. Recorde-se que os modelos iPhone 15 e 15 Plus – disponível em Portugal por preços a começar nos 989 € – estão equipados com o chip A16. Já os modelos mais avançados contam com o processador A17 Pro e têm preços a partir de 1249 €.

Ler artigo completo