Irão denuncia atos de "sabotagem" contra rede de distribuição de gás

7 meses atrás 120

As explosões não provocaram vítimas mas originaram perturbações no fornecimento de gás em pelo menos três províncias do país e danificaram os gasodutos perto das cidades de Borujen (sudoeste) et Safashahr (sul).

"Este ato de sabotagem e de terrorismo ocorreu cerca da 01h00 (22h30 em Lisboa) em dois locais", indicou Saeed Aghli, um responsável da Sociedade nacional do gás, citado pela agência de comunicação oficial de energia Shana.

O atentado não foi reivindicado e as autoridades não designaram até ao momento eventuais suspeitos.

Segundo Aghli, a Sociedade nacional do gás "estabilizou as condições da rede" após ter alterado a disposição das condutas de gás.

A agência noticiosa oficial iraniana Irna declarou esta tarde que os incêndios nas duas instalações estavam circunscritos e o processo de reparação em curso.

O Irão tem acusado por diversas vezes agentes de Israel, inimigo declarado da República islâmica, de promoverem ações de sabotagem contra as infraestruturas do país, em particular nucleares.

Diversos atos de sabotagem também foram reivindicados por grupos separatistas nas regiões fronteiriças do oeste e sul do país.

Leia Também: Irão atribuiu explosões em gasodutos a atos de sabotagem e terrorismo

Ler artigo completo