Iraque. Comissão aplaude participação na votação antecipada para eleições

9 meses atrás 84

A comissão iraquiana confirmou que 67% dos cerca de um milhão de eleitores registados para votar antecipadamente foram às urnas no sábado, uma percentagem nunca registada até então, adiantou o porta-voz da Alta Comissão Eleitoral Independente do Iraque, Yumana al Ghalai, à agência de notícias curda iraquiana Rudaw.

Os iraquianos começaram no sábado a votar pela primeira vez numa década para eleger os novos membros do conselho provincial, que irão nomear governadores, com o resultado visto como um indicador para as eleições parlamentares que ocorrerão em 2025.

O sufrágio foi para já restrito, estando a votação principal marcada para segunda-feira, devendo os resultados ser anunciados na terça-feira.

Em jeito de balanço final, divulgado pela agência noticiosa oficial do Iraque (INA), a comissão iraquiana celebrou o sucesso do plano de segurança elaborado pelo Comité Supremo de Segurança Eleitoral que possibilitou o normal desenvolvimento e de acordo com a lei do processo de votação.

No arranque da votação, o primeiro-ministro do Iraque, Mohamed Shia al Sudani, pediu à população para votar livremente.

"Ninguém tem o direito de escolher as suas preferências por si", sublinhou Al Sudani em relação às suspeitas de fraude eleitoral que marcaram todas as votações no país.

Leia Também: Apatia e medo nas primeiras eleições provinciais no Iraque numa década

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo