Irmãos americanos presos: roubaram 25 milhões de dólares em criptomoedas em 12 segundos

4 meses atrás 126

Anton e James Peraire-Bueno têm 24 e 28 anos, respetivamente, e enfrentam queixas de fraude e de lavagem de dinheiro, depois de terem roubado 25 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros ao câmbio atual) em Ethereum e em pouco segundos. A procuradora-geral americana deste caso, Lisa Monaco, afirma que “os irmãos Peraire-Bueno roubaram 25 milhões de dólares em criptomoeda Ethereum através de um esquema avançado, tecnologicamente sofisticado, que gisaram durante meses e executaram em segundos”.

As autoridades acreditam que os cibercriminosos tiraram partido de capacidades especializadas que desenvolveram enquanto frequentaram “uma das universidades mais prestigiadas do mundo”, referindo-se ao MIT. Os irmãos estudaram aí matemática e ciência informática, apreendendo conhecimentos que terão sido fundamentais para o golpe, feito em abril de 2023.

As autoridades acusam-nos de terem roubado Ethereum de comerciantes ao ganhar acesso de forma fraudulenta a transações privadas pendentes e mudando-as, para ficaram com as criptomoedas, explica a BBC.

Depois de terem sido confrontados por representantes da Ethereum, os irmãos recusaram devolver os fundos e avançaram com o esquema para lavar o dinheiro e esconder os proveitos. Agora, enfrentam uma possível pena de prisão de 20 anos, se forem considerados culpados.

Ler artigo completo