Israel anuncia ter recuperado corpos de dois reféns na Faixa de Gaza

9 meses atrás 85

"Durante uma operação em Gaza, os corpos dos reféns Eden Zachariya, e [do soldado] Ziv Dado foram encontrados e trazidos de volta para Israel", indicou.

Segundo o exército, o suboficial Ziv Dado, de 36 anos, foi morto no ataque do movimento islamita palestiniano Hamas em Israel a 07 de outubro e o seu corpo foi levado para Gaza, ao passo que Eden Zachariya, de 28 anos, foi raptada nesse dia no festival de música Nova, durante o qual 364 pessoas foram assassinadas e cerca de 40 levadas como reféns.

Dois soldados reservistas foram mortos na quinta-feira passada, durante a operação para recuperar os corpos, de acordo com a mesma fonte. Um deles é o filho de Gadi Eisenkot, antigo chefe do Estado-Maior do Exército e membro do gabinete de guerra israelita.

Mais de 18.400 pessoas foram mortas e mais de 50.000 feridas na Faixa de Gaza pelas operações militares israelitas, em especial pelos intensos bombardeamentos em curso desde o início da guerra contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), desde 2007 no poder no pequeno enclave palestiniano sobrepovoado.

O conflito foi desencadeado pelo ataque de 7 de outubro a partir de Gaza por combatentes palestinianos que se infiltraram no sul de Israel, matando 1.200 pessoas, na maioria civis, e fazendo cerca de 240 reféns, israelitas e estrangeiros.

Antes do anúncio de hoje, o exército israelita - que nunca divulgou qualquer lista - tinha indicado haver 137 reféns ainda em cativeiro na Faixa de Gaza, incluindo cadáveres.

O Hamas avisou no domingo que nenhum dos reféns ainda mantidos em Gaza sairá "vivo" sem negociações e sem "satisfação das exigências" do movimento palestiniano.

No sábado, a morte de Sahar Baruch, um refém israelita sequestrado a 07 de outubro, foi anunciada por uma associação de familiares de reféns e pelo 'kibbutz' onde ele residia, que afirmaram ter sido "assassinado" em Gaza pelos seus captores.

O Hamas tinha comunicado a morte de um refém durante uma tentativa de resgate pelo Exército israelita e divulgou um vídeo mostrando o cadáver de um homem, identificado nas imagens como Sahar Baruch. O vídeo não pôde ser autenticado de forma independente.

Leia Também: Israel. Borrell denuncia destruição "apocalíptica" na Faixa de Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo