Israel critica bandeiras turcas a meia haste em memória de Haniyeh

2 meses atrás 73

A decisão de Ancara foi relatada pela agência noticiosa nacional turca, Anatólia, que reportou que as autoridades turcas colocaram as bandeiras a meia haste na embaixada da Turquia em Telavive e no Consulado Geral em Jerusalém.

A Anatólia também publicou imagens das representações diplomáticas turcas em vários países com a bandeira a meia haste.

A decisão de Ancara não foi bem aceite em Israel, onde o Ministério dos Negócios Estrangeiros convocou o vice-embaixador turco para manifestar o desagrado das autoridades israelitas.

"Israel não aceitará manifestações de participação no luto por um assassino como Ismail Haniyeh", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, num comunicado.

"Se os representantes da embaixada querem estar de luto, que vão para a Turquia e o façam juntamente com o seu líder [o Presidente Recep Tayyip] Erdogan, que abraça a organização terrorista Hamas e apoia os seus atos assassinos", afirmou Katz, citado pelo jornal The Times of Israel.

Na mesma linha, o ministro da Segurança Nacional de Israel, o ultranacionalista Itamar Ben Gvir, apelou à missão diplomática turca para "retirar completamente a bandeira e regressar a casa".

Erdogan decretou hoje um dia de luto nacional pela morte de Haniyeh num atentado contra um edifício em Teerão, capital do Irão, por ocasião da sua visita ao país para assistir à tomada de posse de Masoud Pezeshkian como Presidente iraniano.

O grupo islamita palestiniano responsabilizou Israel pela morte do líder político.

Leia Também: Contactos para paz em Gaza parados após morte de líder do Hamas

Ler artigo completo