Israel dá ordens de evacuação em Beirute e o Irão responde: "as regras do jogo mudaram"

3 horas atrás 25

Após o discurso de Netanyahu nas Nações Unidas, o porta-voz do exército israelita publicou na rede social X, para o público de língua árabe, mapas a localizar vários edifícios e a alertar para as pessoas abandonarem todos os prédios num raio de 500 metros em torno dos potenciais alvos.


Israel assume que tem como alvo três depósitos de armas do Hezbollah escondidos sob edifícios no sul de Beirute e garante que o ataque vai acontecer "dentro de pouco tempo".

Num discurso transmitido pela televisão, o porta-voz das Forças Armadas de Israel (IDF) garantiu que "a força das explosões causadas pelos mísseis sob estes edifícios pode causar danos ou mesmo causar o seu colapso".

"Muda as regras do jogo"

Do Irão surgem palavras carregadas de ameaça. A imprensa estatal cita o presidente Masoud Pezeshkian que condenou o ataque que as autoridades libanesas dizem ter provocado a morte de duas pessoas e 76 ficaram feridas.

"É um crime de guerra claro e inegável que revelou mais uma vez a natureza do terrorismo de Estado do regime sionista".

Já a embaixada do Irão no Líbano reforça a ideia ao considerar o ataque como uma “escalada perigosa e revolucionária”, “que muda as regras do jogo”, após relatos de que Israel tem na mira o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, com os mais recentes ataques.

Esta semana, o comando das Forças Armadas israelitas disse que está a preparar a possibilidade de uma invasão terrestre no Líbano. O objetivo é eliminar as capacidades ofensivas do Hezbollah e travar o abastecimento de armas do Irão.

Ler artigo completo