Israel deverá negar proposta para cessar-fogo aceite pelo Hamas

1 semana atrás 42

Telavive disse que “esta não é a mesma proposta” de um acordo que Israel e Egito acertaram há 10 dias

Hamas já afirmou que aceita a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza mediada pelo Egito e pelo Qatar. A informação foi avançada pelo movimento islamita. “Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, falou por telefone com o primeiro-ministro do Catar, o xeque Mohammed bin Abdelrahmane Al Thani, e com o ministro egípcio dos Serviços Secretos, Abbas Kamel, e informou-os que o Hamas aprovou a sua proposta de acordo de cessar-fogo”, refere o grupo em comunicado. 

A decisão está agora do lado de Israel que terá de aceitar ou não o acordo, mas para já considerou a proposta “superficial” e defendeu que “não é a mesma proposta” de um acordo que Israel e Egito acertaram há 10 dias, e que serviu de base para todas as negociações indiretas, revelou o canal 12 israelita. 

Este plano está organizado em vários passos. O primeiro prevê a libertação de 33 reféns, em troca da libertação de centenas de terroristas, um cessar-fogo de mais de um mês, a retirada das forças IDF do Corredor Netzer e aumentar a ajuda humanitária. Numa segunda, a libertação de soldados e homens, em troca da libertação de terroristas graves com longas penas de prisão e continuar o cessar-fogo por mais de um mês. E por último, a libertação de corpos do reféns detidos em Gaza e retirada total das FDI da Faixa de Gaza.

No entanto, Israel tem rejeitado repetidamente o fim da guerra como parte de um acordo de reféns, insistindo em vez disso que retomará os combates assim que o acordo for implementado, de acordo com os seus duplos objetivos de guerra: devolver os reféns e destruir as forças armadas e militares do Hamas.

Recorde-se que há vários meses que Egito e Qatar têm mediado conversações entre Israel e o Hamas, procurando encontrar uma solução para a guerra espoletada pelo ataque do movimento islamita em território israelita, no passado mês de outubro.

Ler artigo completo