Israel? Estado pluri-étnico e plurirreligioso é "logicamente impossível"

5 meses atrás 54

O antigo eurodeputado socialista Vital Moreira considerou, esta sexta-feira, que a criação de "um único Estado pluri-étnico e plurirreligioso" para resolver o conflito entre Israel e a Palestina é uma "ideia utópica", já que é "logicamente impossível agregar sob a mesma bandeira dois povos profundamente hostis entre si".

"Nos territórios palestinianos existe Governo (da OLP na Cisjordânia, do Hamas em Gaza), administração pública, serviços públicos (escolas e hospitais, etc.). A OLP tem um serviço de representação externa. Muitos Estados soberanos atuais começaram com muito menos", escreveu Vital Moreira no blogue Causa Nossa, discordando da ideia de "um único Estado binacional".

O antigo eurodeputado e constitucionalista argumentou, também, que "quanto à população, Israel, como Estado de natureza étnica que é (uma aberração...), nunca vai aceitar os árabes israelitas como cidadãos de pleno direito; e nos territórios palestinos não há civis israelitas, salvo nos colonatos, ilegais".

"O reconhecimento do Estado da Palestina é o único meio que resta para extinguir a tutela israelita dos territórios palestinos, para parar a continuada anexação territorial e para reivindicar a devolução  dos territórios já anexados", concluiu.

Leia Também: EUA e a UE são "um fantoche político de Israel na questão palestina"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo