Israel. Governo adia eleições municipais de fevereiro para novembro

7 meses atrás 76

"A Comissão dos Assuntos Internos do Knesset [parlamento] decidiu apoiar a proposta do ministro do Interior de adiar as eleições nas nove zonas evacuadas por decisão governamental até 19 de novembro de 2024", lê-se no comunicado citado pela AFP, que acrescenta que a recomendação da comissão deverá ser aprovada pelo Knesset muito em breve.

O adiamento incide nas eleições previstas para as zonas do norte, perto da fronteira libanesa, e do sul, perto da Faixa de Gaza, que foram evacuadas devido à guerra contra o Hamas.

Cerca de 150 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas após o ataque do Hamas a Israel, em 07 de outubro, dividindo-se em cerca de 80 mil no norte, devido aos disparos recorrentes de mísseis a partir do Líbano pelo Hezbollah, um aliado do Hamas, e cerca de 60 mil nas zonas próximas da Faixa de Gaza, alvo nesse dia do movimento islamita palestiniano.

No resto do país, as eleições municipais, que dizem respeito a 253 municípios de Israel, da Cisjordânia ocupada (incluindo Jerusalém Oriental) e do Golã sírio anexado, realizar-se-ão em 27 de fevereiro.

Inicialmente previstas para 31 de outubro, as eleições já foram adiadas duas vezes por causa da guerra, a primeira das quais para 30 de janeiro.

Leia Também: Hezbollah só interrompe ataques contra Israel com um cessar-fogo em Gaza

Ler artigo completo