Israel. Líderes árabes participam em orações pela paz em Gaza

5 meses atrás 49

O rei saudita Salman bin Abdulaziz rezou no Palácio Al Salam, na cidade Jeddah, Arábia Saudita, onde pediu "a Deus para manter a segurança e a estabilidade para os países árabes e islâmicos, bem como para o mundo inteiro".

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, rezou a oração do Aid al-Fitr na mesquita de Al Takwa, em Damasco, enquanto o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, conduziu a oração na mesquita Grand Mansouri, em Tripoli, no norte do Líbano.

De acordo com a declaração do governo interino libanês, Mikati apelou a que "se virasse a página da agressão israelita contra o sul do Líbano".

O primeiro-ministro libanês disse ainda que espera que "os esforços internacionais e árabes em curso resultem no fim da agressão israelita contra a Faixa de Gaza e que os palestinianos gozem de segurança e estabilidade".

O emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, rezou a oração juntamente com cidadãos em Lusail, tendo o xeque Thaqeel Sayer Al Shammari, membro do Conselho Judicial Supremo, proferiu o sermão.

Segundo a agência noticiosa oficial do Qatar, o emir apelou a que se recordasse "o que o povo de Gaza sofre com a opressão e a agressão".

O Presidente egípcio Al Sisi deslocou-se ao centro cultural islâmico da Nova Capital Administrativa, a leste do Cairo, para rezar com os filhos dos mortos em combate.

O Qatar e o Egito são os principais mediadores no conflito de Gaza e as delegações dos dois países e das partes beligerantes, Hamas e Israel, devem voltar a reunir-se para tentarem alcançar um acordo de tréguas, incluindo um cessar-fogo, bem como a troca de reféns israelitas detidos pelo grupo palestiniano e de prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

Leia Também: Humanidade perdeu a "bússola moral em relação a Gaza", diz ONU

Ler artigo completo