Itália suspende apoio à agência da ONU para refugiados palestinianos

7 meses atrás 73

"O Governo italiano suspendeu o financiamento da Unrwa após o atroz ataque do Hamas contra Israel, a 07 de outubro. Os países aliados tomaram recentemente a mesma decisão. Estamos empenhados em prestar ajuda humanitária à população palestiniana, protegendo simultaneamente a segurança de Israel", escreveu Antonio Tajani na rede social X (antigo Twitter), citado pela AFP.

Itália junta-se assim a um número crescente de países que suspenderam o financiamento da Unrwa e que incluem o Canadá, Austrália e EUA.

O Hamas, por sua vez, denunciou hoje as "ameaças e chantagens" de Israel à ONU. 

"Apelamos às Nações Unidas e às organizações internacionais para que não cedam às ameaças e chantagens de Israel", acrescentou o movimento islamita palestiniano num comunicado, citado pela AFP.

Já Israel não quer que a agência desempenhe qualquer papel em Gaza, após o fim da guerra, indicou hoje Israel Katz, ministro dos Negócios Estrangeiros.

A Unrwa já tinha anunciado na sexta-feira que tinha recebido informações de Israel sobre o "alegado envolvimento de vários dos seus funcionários" no ataque.

"A fim de proteger a capacidade da agência de prestar ajuda humanitária, decidi rescindir imediatamente os contratos destes funcionários e abrir um inquérito", declarou o diretor da agência, Philippe Lazzarini, em comunicado.

"Qualquer funcionário que tenha estado envolvido em atos de terrorismo será responsabilizado, incluindo através de processos judiciais", prometeu.

Leia Também: "Fim de pesadelo". Italiano absolvido após estar preso durante 33 anos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo