Italianos envolvidos em projeto de hidrogénio e amoníaco em Sines

7 meses atrás 60

Companhia transalpina vai desenvolver parte do projeto para a MadoquaPower2X, mas quer participar em mais fases.

Os italianos da MAIRE Tecnimont foram escolhidos pela MadoquaPower2X para construir as suas fábricas de hidrogénio e amoníaco em Sines, distrito de Setúbal.

A MadoquaPower2X é o consórcio constituído pela Madoqua Renewables, Power2X e a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).

“O projeto envolve a produção de hidrogénio verde” recorrendo a um eletrolisador e produção de amoníaco verde através do processo Haber-Bosch.

“O amoníaco verde vai ser transportado por pipeline até ao porto de Sines e carregado para exportação e/ou usado como combustível marítimo”, segundo o comunicado da empresa italiana.

A Tecnimont detalha que o seu trabalho consiste no “design da integração dos eletrolisadores, separação da unidade de ar para a produção de nitrogénio, a fábrica de produção da amoníaco, assim como o armazenamento e instalações para o carregamento de navios”.

Como parte do acordo, a Tecnimont vai também submeter uma proposta para as fases de engenharia, contratação e construção da central, esperando desenvolvimentos em março.

A central da MadoquaPower2X vai usar energia solar e eólica para produzir amónia verde, com um eletrolisador com 500 MW de capacidade. Vai ser a primeira central deste género em Sines, e o maior centro destes na Península Ibérica, a “produzir energia limpa numa escala industrial”, segundo a empresa, com o objetivo de exportar para outros mercados.

Ler artigo completo