Já a pensar nas férias. Volkswagen revela nova California

1 semana atrás 28

A Volkswagen California inclui soluções com que os automóveis convencionais nem sequer sonham e algumas novidades para este formato.

A Volkswagen California é uma das autocaravanas mais conhecidas e com mais história e agora há uma nova geração que é anunciada como a mais inovadora de sempre.

Começa por dispensar as suas raízes de veículo comercial — desde a primeira geração que a Transporter lhe serve de base —, tendo como ponto de partida a nova Multivan de carroçaria longa. Recordamos que a Multivan assenta sobre a MQB, a plataforma que serve os veículos de passageiros da Volkswagen, como o Golf ou o Passat.

Se por fora há muito pouco que a distinga da Multivan, no interior há seis assentos e, consoante a versão, diversos espaços de arrumação de tamanho generoso, uma minicozinha com fogão e lava-louça, mesas e até uma cama. E o tejadilho elevatório esconde ainda mais um espaço de repouso.

Há mais novidades na nova Volkswagen California. Entre elas temos a presença de duas portas laterais de correr, ao contrário de apenas uma, como nos seus antecessores. Desta forma, é possível montar um acampamento (literalmente) de ambos os lados.

No habitáculo, em vez de um assento corrido atrás, temos assentos individuais, que podem assumir diversas configurações — respondendo ao pedido de diversos clientes e que permite, por exemplo, transportar bicicletas no habitáculo.

Outra das novidades é a presença de uma unidade de comando num dos pilares traseiros da California, que permite controlar a iluminação a bordo e outras funções, como os níveis de água limpa e residual, por exemplo. Em alternativa, tudo isto também pode ser controlado através de uma aplicação no smartphone.

California estreia híbrido plug-in

Para locomover a Volkswagen California há três hipóteses de escolha. Na base da oferta está o habitual motor Diesel, neste caso, um 2.0 TDI de quatro cilindros e 150 cv. Logo de seguida surge o motor 1.5 TSI a gasolina, com injeção direta e turbo, que soma 204 cv de potência. Em ambos os casos, a tração é feita apenas nas rodas da frente.

A grande novidade está na estreia de uma motorização híbrida plug-in, que combina o motor 1.5 TSI a gasolina com um segundo motor, elétrico, integrado na caixa de velocidades. Em conjunto, declaram uma potência máxima combinada de 245 cv. E, pela primeira vez num modelo do Grupo Volkswagen com a plataforma MQB, esta motorização é associada ao sistema de tração integral 4Motion.

De momento, a Volkswagen não avançou com valores nem para a capacidade da bateria, nem para a autonomia em modo 100% elétrico, mas esta possibilidade dá um renovado apelo ao uso diário da California.

Quando chega?

O período de pré-vendas da nova California deverá começar em junho, com cinco versões disponíveis: Beach, Beach Tour, Beach Camper, Coast e Ocean.

As primeiras unidades devem começar a chegar ao mercado nacional no segundo semestre do ano. Quanto a preços, para já, os valores finais ainda não estão totalmente definidos.

A rival: Férias com a casa às costas. Ford revela nova Transit Custom Nugget

Ler artigo completo