Fotografia: James Elained
Publicado a: 28/08/2024
Um passado arquivado em vias de ser recuperado para o presente.
Fotografia: James Elained
Publicado a: 28/08/2024
Apesar de se intitular September 23, o disco que se segue nas contas de William Basinski será editado a 27 de Setembro através da Temporary Residence.
Esta será a obra inaugural da série Arcadia Archive, que segundo explica um comunicado servirá para recuperar memórias musicais dos arquivos do compositor e sound designer californiano. Neste primeiro volume, September 23, podem contar com uma peça para piano que Basinski compôs durante o tempo em que se encontrava no ensino secundário, em meados da década de 70. A interpretação aqui registada data de 1982 e foi tocada num antigo loft que o músico teve no bairro de Dumbo, em Brooklyn. Nas notas que acompanham a edição no Bandcamp, o autor revela mais alguns detalhes:
“As gravações originais foram feitas num piano que pertencia ao meu vizinho do andar de baixo, John Epperson — mais tarde conhecido como o artista drag de renome mundial, Lypsinka — no número 351 da Jay Street aka Casa Degli Artisti, o nosso primeiro loft em Nova Iorque. Foi recodificado com um pequeno leitor de cassetes portátil (provavelmente da Radio Shack) pousado no piano, enquanto eu improvisava uma peça em que andava a trabalhar desde o liceu. Era bastante terrível, mas quando fiz a técnica de corte de John Giorno/William Burroughs, de repente tinha algo para passar pelo looper Frippertronics e pelo sistema de loop de tape delay feedback loop — e consegui resultados. Foi uma época muito prolífica para uma jovem e louca rainha de Nova Iorque.”
No final do ano passado, William Basinski subiu ao altar da Igreja St. George num evento curado pela Galeria Zé dos Bois, no qual o Rimas e Batidas marcou presença.