Já se sabe onde a Stellantis vai produzir elétrico chinês na Europa

1 mes atrás 62

A possibilidade da Leapmotor produzir na Europa o citadino T03 através da Stellantis ganha força e estará mais perto do que se imagina.

Os rumores não são novos. Desde que a Stellantis adquiriu 20% da Leapmotor no final do ano passado por 1,5 mil milhões de euros, que têm surgido «burburinhos» de que o grupo iria produzir automóveis da marca chinesa na Europa.

No mês passado, foi levantada a possibilidade da Stellantis eventualmente produzir automóveis do fabricante chinês na fábrica de Mirafiori, no coração da indústria automóvel italiana, em Turim. Parece que, afinal, já não será em Itália.

Leapmotor T03 traseira© Leapmotor

De acordo com duas fontes da Reuters, o grupo liderado por Carlos Tavares vai começar a fabricar o citadino elétrico T03 da Leapmotor na fábrica da Stellantis na Polónia, em Tychy. Quando questionada pela Reuters, a Stellantis não comentou este tópico e não conseguiu chegar a contacto com a Leapmotor.

É na fábrica de Tychy que é produzido atualmente a segunda geração do Fiat 500 (a combustão), cujo final de produção está agendado para junho deste ano. Para além deste, são ainda produzidos os modelos Jeep AvengerFiat 600, aos quais se juntará o futuro Alfa Romeo Milano.

O Leapmotor T03 deverá começar a ser produzido tão cedo como o final do segundo trimestre deste ano (até junho), através da técnica de semi-knocked down (SKD). Esta técnica consiste em transformar kits de peças parcialmente montados em veículos terminados.

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, já tinha anunciado a possibilidade de fabricar automóveis elétricos da Leapmotor tanto na Europa, como na América do Norte ou noutros mercados que necessitem de modelos com preços competitivos para fazer frente à «ofensiva chinesa».

O T03 já é comercializado em França através de um importador local. Porém, a Leapmotor divulgou no IAA Mobility 2023, em Munique, que planeia lançar o modelo na Alemanha e noutros países europeus.

De acordo com um porta voz do grupo, a joint venture entre os dois fabricantes, que vai dar origem à nova empresa Leapmotor Internacional, ainda não está concluída. O processo de aprovação legal ainda não está completo.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano deixou de ser produzido o Saab-Lancia 600?
Ler artigo completo