Javier Aguirre volta a ser o selecionador do México, com Rafa Márquez como adjunto

2 meses atrás 44

Javier Aguirre foi nomeado selecionador nacional do México pela terceira vez e terá o ex-capitão Rafa Márquez como seu assistente, anunciou a Federação Mexicana de Futebol esta segunda-feira. Javier vai liderar a equipa durante dois anos, antes de passar o testemunho ao ex-Barcelona para comandar a nação, após o campeonato do mundo de 2026.

A federação mexicana tinha anunciado, na semana passada, a demisão de Jaime Lozano do cargo de selecionador, duas semanas após a eliminação na fase de grupos da Copa América.

Aguirre vai assumir o cargo de treinador principal e comandará a equipa por dois anos até campeonato do mundo de 2026, antes de deixar Márquez no comando antes dos preparativos para 2030. O antigo defesa central desvinculou-se da equipa «B» do Barcelona, onde era o treinador principal, para aceitar a proposta feita pela federação mexicana.

Em comunicado oficial da federação mexicana, o diretor das seleções masculinas de futebol, Duilio Davino, refletiu sobre as características de ambos treinadores.

«Ambos são líderes indiscutíveis, com estilos pessoais marcantes. Aguirre caracteriza-se por ser um líder que orienta e convence os jogadores e equipa técnica através da sua visão e gerindo laços de união com a sua equipa, enquanto Rafa lidera pelo exemplo, apoiado pelo facto de ter sido um jogador de altíssimo rendimento no México e na Europa», apontou.

La experiencia de Javier Aguirre, la trayectoria de Rafa Márquez y el liderazgo probado a nivel mundial de ambos juntos en la Selección Nacional de México con miras al 2026 y en el Proyecto 2030. ¿Cómo no ilusionarnos?

¡Bienvenidos! 🤝🏻 pic.twitter.com/A01JDNTgek

— Selección Nacional (@miseleccionmx) July 22, 2024

Ler artigo completo