João Neves vai jogar no PSG, Renato Sanches volta à Luz: negócio fechado

2 meses atrás 56

Dúvidas desfeitas: João Neves vai ser jogador do Paris SG e deixará o Benfica nos próximos dias, pode avançar o zerozero. Em sentido contrário, as águias garantem o regresso de Renato Sanches à Luz, além de um encaixe significativo, ainda que longe da cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. 

Por partes. Após uma negociação feita de avanços, recuos e alguma resistência por parte da direção de Rui Costa, o Benfica aceitou as condições colocadas em cima da mesa pelos franceses. 

Rui Costa já dera a entender, a 20 de julho, que o negócio seria possível abaixo da cláusula de rescisão existente e a verdade é que foi precisamente isso que aconteceu. 

O Benfica percebeu que a grande oportunidade de fazer uma venda forte este verão seria através de João Neves, até porque o rendimento de António Silva no Euro24 deixou a desejar, e por isso esteve mais disponível do que seria de esperar. 

Neves sai da Luz apenas com uma temporada completa na equipa principal e ainda antes de completar 20 anos. Fará parte de um plantel de estrelas na Cidade-Luz, bastante longe da realidade de Tavira onde nasceu e cresceu. 

Renato sim, mas...

Sem fazer parte dos planos desportivos do Paris SG, o nome de Renato Sanches apareceu com alguma lógica a meio deste processo. Sem ter armas e disposição para chegar aos 120 milhões, os milionários de Paris optaram por juntar o nome do médio ex-Benfica ao «pacote» da transferência. 

Ainda recordado com saudade na Luz, Renato tem atravessado constantes problemas físicos ao longo das últimas épocas e, aos 26 anos, considera que o Benfica é o clube certo para voltar à Seleção Nacional e ao patamar mais alto do futebol europeu. 

Rui Costa ficou agradado com a possibilidade do regresso, mas a condição física do internacional português é motivo de alarme e minúcia e cuidados extremos serão palavras de ordem na realização de habitual bateria de exames médicos. Se tudo decorrer sem imprevistos, o médio - a treinar na Cidade do Futebol depois de ser colocado de parte pelo emblema francês - será jogador do Benfica, oito anos depois.

Sai João Neves, entra Renato Sanches e um saco cheio de milhões. O negócio maior do Benfica neste mercado de verão.

Ler artigo completo