João Teixeira e o melhor momento da carreira: «A subida de divisão com o Chaves foi inesquecível»

6 meses atrás 88

João Teixeira chegou ao Rio Ave em janeiro, emprestado pelo Al-Markhiya, do Qatar, mas já está perfeitamente ambientado. O médio respondeu, num vídeo partilhado pelos vila condenses nas redes sociais, a algumas questões dos adeptos. 

"É um privilégio fazer aquilo que mais gostamos. Gosto muito de jogar futebol e é, para mim, a melhor profissão do mundo", atirou o jogador, de 30 anos, sobre as caraterísticas principais de ser um jogador profissional, revelando que já teve "outros sonhos" quando era mais jovem, agora "mais difíceis de realizar": "O meu objetivo agora é sentir-me realizado e dar o meu melhor."

Sobre a receção no novo clube, João Teixeira revelou que fez imediatamente amizade com Zé Manuel e Joca, mas salientou a receção de Ukra, que o colocou "mais à vontade" dentro do seio da equipa de Luís Freire. 

"No geral, fui bem recebido. Não me lembro bem, mas de certeza que a pessoa com quem falei foi o Ukra, o mais maluquinho. Ele é uma alegria, colocou-me logo à vontade mal cheguei aqui e é uma das figuras mais bem-dispostas do balneário, sem dúvida. É exatamente aquilo que demonstra ser", elogiou o médio, que se descreve também como "aziado e ranhoso", ironia pela cara fechada com que se apresenta na maioria das vezes dentro das quatro linhas.

"O melhor momento da minha carreira? Foi com certeza a subida de divisão pelo Chaves, foi um momento inesquecível", afirmou João Teixeira, que passou cinco temporadas nos valentes transmontanos e, em 2021/22, foi um dos elementos mais utilizados no grupo treinado na altura por Vítor Campelos. Nesse sentido, o melhor golo da carreira, segundo o próprio, foi diante do Moreirense aos 15 minutos da 1.ª mão do playoff de subida: "Devo ter uns 30 golos na carreira [31, ao todo], mas o melhor foi contra o Moreirense, no playoff."

João Teixeira ainda destacou o "profissionalismo" do Rio Ave. "Trabalham bem, têm muitas pessoas a trabalhar para o clube e gostei muito disso quando cheguei", considerou, dando também a sua opinião em relação ao vencedor da... Liga dos Campeões. 

"Creio que vai ser o Real Madrid ou Manchester City. Também são as equipas que mais gosto no futebol", revelou João Teixeira, vincando que não tem "nenhum ídolo em particular" mas, se tivesse que escolher um "único nome", seria o antigo médio dos merengues, Zidane: "Quando era novo, via-o muito e é um jogador que gosto."

Ler artigo completo