Jogador de futsal do Benfica: "Taynan perdeu o direito de ser atleta"

7 meses atrás 86

O gesto de Taynan, jogador de futsal do Sporting que interrompeu uma jogada na final da Taça da Liga enquanto era suplente, tem motivado bastantes críticas, especialmente no mundo benfiquista. Nesta sexta-feira, um jogador do futsal do Benfica recorreu às redes sociais para emitir um longo comunicado sobre o sucedido. 

O jogador russo começou por abordar o tema com uma série de questões: "Por que agora há este tumulto no meio de toda a comunidade profissional de futsal e dos fãs da modalidade? Por que a ação do Taynan comoveu a todos com tanta força? Porque é que aqueles que são anti-Sporting estão furiosos neste momento, aqueles que são neutros estão a condenar o Taynan, e aqueles que apoiam o Sporting estão a torcer o nariz sentindo que algo horrível foi feito, mas... pelo amor do clube estão tentando justificar de uma forma ou de outra o que aconteceu ou se distanciar. E por que há tão poucos que expressam apoio direto e concordam com o que ele fez 'em prol da vitória'?"

Em seguida, Chishkala justifica. "Parece-me que tudo é muito simples. O seu ato é tão horroroso e vergonhoso porque viola o princípio básico sobre o qual o desporto foi fundado. O conceito da competição justa. Esse conceito é primordial, todas as regras e regulamentos foram escritos com base nele. É por isso que a punição, por doping é tão severa. Porque quando esse princípio é violado por um atleta, isso lhe confere uma vantagem injusta e desonesta sobre os demais atletas. É de lamentar mas o Taynan nem sequer entende o que fez", refere o russo.

"Ele violou o código do atleta e deve antes de tudo pedir desculpa pela sua ação não só a todos os jogadores do Benfica e do Sporting, mas também a todos os que jogam em Portugal e não só. Em segundo lugar, você deve pedir desculpas a todas as crianças que praticam o desporto ou apenas assistem-no e o adoram! Peça desculpas pelo anti-exemplo que você mostrou! E, em terceiro lugar, peça desculpas aos demais! Na frente dos dirigentes, árbitros, adeptos, todos os que assistiram ao jogo", exortou Chishkala. 

[Notícia em atualização]

Leia Também: A (nova) explicação de Taynan após o gesto polémico no dérbi de futsal

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo