“Jogo global do gato e do rato”: plataforma de cibercriminalidade Ghost foi desmantelada

9 horas atrás 21

Uma operação internacional desmantelou uma plataforma de comunicação cifrada, conhecida como Ghost, famosa por permitir o tráfico de droga em grande escala e o branqueamento de capitais. Foram detidos 51 suspeitos de vários países.

Cibercrime, cibersegurança

Num "verdadeiro jogo global do gato e do rato", segundo Jean-Philippe Lecouffe, diretor-executivo adjunto da Europol, a plataforma de comunicação cifrada, conhecida como Ghost, foi desmantelada.

A plataforma ganhou popularidade entre as organizações criminosas devido às suas caraterísticas de segurança avançadas. O seu desmantelamento constitui um golpe significativo para as redes mundiais de crime organizado.

Hoje deixámos claro que, por muito escondidas que as redes criminosas se julguem, não conseguem escapar ao nosso esforço coletivo.

Afirmou Catherine De Bolle, diretora-executiva da Europol, qualificando a plataforma Ghost como "uma boia de salvação para a criminalidade organizada grave".

Europol

Operação contra a Ghost envolveu vários países

A operação foi conduzida com a ajuda das autoridades da Austrália, Canadá, França, Islândia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Suécia e Estados Unidos, no âmbito de um compromisso mais alargado de combate à criminalidade organizada mundial.

O esforço conjunto evitou várias ameaças à vida, desmantelou um laboratório de drogas na Austrália e levou à apreensão global de armas, drogas e mais de 1 milhão de euros em dinheiro, segundo avançado pela Europol.

Além disso, resultou na detenção de 51 suspeitos de vários países, estando previstas mais detenções, conforme informação avançada pela Reuters.

À medida que a investigação prossegue, prevê-se a continuação da interrupção das atividades ilegais.

Ler artigo completo