Jovem com autismo é encontrado a 322 km de casa um dia após desaparecer

6 meses atrás 60

Um adolescente com autismo que estava desaparecido há um dia foi encontrado no Novo México - a cerca 322 quilómetros de distância da sua casa no sul do Arizona, Estados Unidos.

Ao que noticia a Associated Press, Marcus Tessier, de 13 anos, apareceu num supermercado Walmart, em Deming, no Novo México, na terça-feira, depois de ter desaparecido, na noite anterior, da casa da sua família em Tucson, no Arizona.

Na esperança de identificar o jovem, as autoridades do Novo México publicaram uma fotografia nas redes sociais pedindo a ajuda do público.

A polícia do estado do Novo México deu conta que, em poucos minutos, alguém reconheceu o adolescente a partir de uma publicação anterior do Departamento de Polícia de Tucson. Na quarta-feira, confirmaram que o adolescente já estava em segurança e com a família em casa.

"Obrigado a todos os que ajudaram a tornar isto possível, partilhando, comentando e espalhando a palavra", referiu a polícia do estado do Novo México, numa publicação nas redes sociais.

A família partilhou ainda a gratidão para com a polícia e a comunidade nas redes sociais e destacou que não percebe como o adolescente conseguiu chegar a Deming. "A minha mãe acordou e ele já não estava em casa. A porta da frente estava destrancada e ele tinha simplesmente desaparecido", revelou o irmão do rapaz, Mikel Desmond, à estação televisiva KRQE.

A família contactou a polícia, procurou nas áreas próximas e partilhou foto do jovem online para que chegasse a mais gente. Com o passar das horas, Desmond explicou que começou a perder a esperança de encontrar o irmão porque mesmo que alguém lhe desse um telemóvel e dissesse para ele ligar para casa, ele não conseguiria porque não consegue comunicar verbalmente.

No entanto, na terça-feira à noite, a família recebeu uma chamada das autoridades do Novo México, depois de o rapaz ter sido examinado num hospital local.

Desmond referiu que o irmão acabou por ir parar ao Walmart, onde tentou comprar comida e bebidas, mas não tinha dinheiro. O adolescente terá então ido esconder-se na casa de banho e foi mais tarde encontrado pelas autoridades.

"É incrível a rapidez com que as notícias podem espalhar-se através das redes sociais. E nós nunca teríamos pensado que teríamos tantas pessoas a estender a mão e a perguntar como poderiam ajudar", acrescentou.

A polícia de Tucson está a investigar as viagens do jovem.

Leia Também: "Mostrou-nos como viver". Mulher mais velha dos EUA morre aos 116 anos

Ler artigo completo