Jovem sensação de 16 anos quebra recorde e chega à final do Mundial de Dardos

9 meses atrás 83

Desporto

Luke Littler avançou para a final do Campeonato do Mundo de Dardos e, esta quarta-feira, se sagrar campeão, pode escrever o seu nome nos livros de história do desporto.

Jovem sensação de 16 anos quebra recorde e chega à final do Mundial de Dardos

Kin Cheung

O jovem atleta de apenas 16 anos tomou de assalto o Mundial de Dardos, que se disputa em Londres, Inglaterra, e na sua estreia na competição conseguiu apurar-se para a final, tornando-se o mais jovem de sempre a consegui-lo.

Luke Littler não é, muito provavelmente, um nome que lhe seja familiar. Isto porque o jovem de 16 anos só há poucos dias começou a ser notícia um pouco por todo o mundo, com maior ênfase a partir de terça-feira.

No segundo dia do ano, o jovem britânico carimbou a passagem à final do Mundial de Dardos ao vencer Rob Cross - campeão mundial em 2018 -, por 6-2, nas meias-finais. Com 16 anos e 347 dias, Littler tornou-se, assim, o atleta mais jovem de sempre a marcar presença na final da competição.

O anterior recorde pertencia a Kirk Shpherd, que chegou ao derradeiro confronto, em 2008, com 21 anos e 88 dias.

Duelos de ‘Lukes' na finalíssima

Numa primeira fase, Littler havia derrotado Brendan Dolan e o pentacampeão do mundo Raymond van Barneveld. Esta quarta-feira, a jovem estrela vai defrontar o também britânico e homónimo Luke Hemphries, atual número três do ranking mundial e igualmente finalista pela primeira vez.

O mais jovem vencedor do campeonato do mundo é Michael van Gerwen, que venceu a prova em 2012 com 23 anos. Portanto, se o britânico se sagrar campeão tornar-se-á, de longe, o desportista mais jovem de sempre a conquistar o tão desejado cetro.

O grande vencedor leva para casa um prémio de 500.000 libras (cerca de 577.000 euros), para além de todo o dinheiro arrecadado ao longo do torneio.

Ler artigo completo