Jovem torna-se doutorada em psicologia aos 17 anos. "Rara e única"

4 meses atrás 63

Dorothy Jean Tillman II é uma jovem de 17 anos que se doutorou este mês na gestão de comportamentos de saúde, na área da psicologia, numa universidade no estado norte-americano do Arizona.

A adolescente, que começou a tirar este doutoramento aos 15 anos, em 2021, foi ao programa ‘Good Morning America’ e falou sobre o seu percurso, influências e também sobre o futuro.

A agora doutorada, que já teve a sua cerimónia a 6 de maio, explicou que sempre sentiu que tinha a educação muito em conta, em grande medida devido à sua família, nomeadamente a sua avó, que "fez parte do Movimento dos Direitos Civis" nos Estados Unidos e que sempre teve em conta "a importância da educação, assim como estar aprender alguma coisa".

"Mas para além de ser criada desta forma sempre tive a aprendizagem em conta, principalmente, que aquilo que há para aprender não se limita ao que é ensinado na escola. Há tantas coisas para aprender neste mundo", apontou, acrescentando: "Sinto essa vontade em aprender sempre algo que nem sabia que existia".

Chicago native Dorothy Jean Tillman becomes a doctor at the tender age of 17 after earning her associates degree at 10 years old, her bachelor at 12 years, a double masters degree at 14 and completing a doctorate program from Arizona state university. pic.twitter.com/g2uh2A2Qg8

— Mr.Theory (@Mrtheory5) May 14, 2024

A jovem contou que se estava a sentir "muito entusiasmada antes da cerimónia" e que se sentiu muito orgulhosa por ter terminado esta fase dos seus estudos.

Uma das professoras da universidade, Leslie Manson, disse que Tillman era a pessoa mais nova na história a tirar um doutoramento nesta área. "É uma celebração maravilhosa e esperemos que Dorothy Jeans continue a inspirar mais estudantes", referiu a docente, acrescentando que esta, no entanto, era uma situação "muito rara e única".

"Ela tem ideias inovadoras e motivação, o que é maravilhoso. E é inspirador que ela encarne o que é ser uma verdadeira líder", apontou Manson.

O apoio da família e o futuro

A jovem conta ainda que o apoio da família foi fundamental, nomeadamente, o da mãe. "Ver a minha mãe a trabalhar constantemente e ela ser a pessoa a quem todos recorríamos quando precisávamos, sempre me fez vê-la como a ‘Mulher Maravilha’ e fez-me crescer e ser uma pessoa realizada", referiu.

Já nos seus tempos livres, a jovem gosta de retribuir toda esta vontade que a 'enche' e trabalhar em campos de férias, onde ajuda crianças. Através da educação, da matemática, ciências e tecnologias tenta motivar as crianças para seguirem carreiras nessas áreas.

Durante o programa emitido na televisão norte-americana, Tillman falou ainda sobre o seu futuro, referindo que "tal como qualquer outra adolescente, ainda está a tentar perceber quais os seus sonhos e objetivos específicos".

A rapariga deixa ainda conselhos aos jovens, dizendo-lhe para não serem influenciados com aquilo que veem nas redes sociais, e alertando que muita coisa não é real.

"Há muito mais para além do que estamos a ver, e lembrarmo-nos sempre disso é definitivamente importante", referiu ela. "Descobrir coisas, não saber o que se quer, não é uma coisa má", considerou, acrescentando que é preciso “fazer a escolha” de não desistir e tentar perceber o que se quer fazer.

Leia Também: Jovem conduz 17 horas para surpreender a irmã na formatura. O momento

Ler artigo completo