JPP remete conversações com partidos para 2.ª-feira e agradece resultado

3 meses atrás 77

"Hoje não temos de atender chamadas de nenhum partido, porque a noite é a melhor conselheira", declarou Élvio Sousa.

Contudo, acrescentou, bem cedo estará já de pé.

"Às cinco da manhã, se tiverem oportunidade, ou às 6h00, podem ligar que eu já estou de pé, eu vou observar os astros esta noite", gracejou o secretário-geral do JPP, que nestas eleições conquistou nove mandatos, mais quatro do que nas regionais de setembro.

O secretário-geral do JPP e cabeça de lista às regionais falava numa unidade hoteleira do concelho de Santa Cruz, perante algumas dezenas de militantes e simpatizantes, depois de terem sido conhecidos os resultados oficiais provisórios das eleições legislativas da Madeira.

Terminada a contagem oficial dos votos, às 22:15, os militantes e simpatizantes festejaram com palmas, gritos de euforia e abraços, agitando bandeiras e entoando as siglas do partido.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os sociais-democratas obtiveram 36,13% dos votos (49.103 votos) e 19 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 47 deputados.

Em segundo lugar, o PS conseguiu 11 eleitos (21,32 % dos votos, num total de 28.981).

O JPP foi a terceira força política mais votada, tendo obtido 22.958 votos (16,89%) e nove mandatos.

Élvio Sousa foi questionado por diversas vezes sobre entendimentos, tendo apenas deixado a garantia de que "Miguel Albuquerque e o PSD estão fora da equação" e insistido que as conversas ficam para segunda-feira.

"Nós apenas vamos falar de assuntos de entendimentos amanhã. Hoje o nosso objetivo, a nossa mensagem, é agradecer o apoio, o empenho, o estoicismo dos madeirenses de confiarem numa força autonómica como a nossa, uma força federalista das regiões", reforçou.

Leia Também: JPP defende que "responsabilidade" de cada um não deve ser delegada

Ler artigo completo