Juntar estes medicamentos pode ter consequências muito graves

8 meses atrás 69

Para os homens com disfunção erétil e doenças cardiovasculares, aconselha-se, normalmente, um medicamento inibidor da fosfodiesterase-5 (mais conhecido como PDE5i). Mas, recentemente, um estudo concluiu que a toma deste medicamento juntamente com nitratos, medicamentos comummente receitados para as dores no peito, aumenta o risco de consequências muito negativas na saúde, como insuficiência cardíaca e morte prematura. 

Leia Também: Vem aí novo método contracetivo para homens? Testes são promissores

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, analisaram mais de 60 mil homens com uma doença arterial coronária estável e uma história de enfarte do miocárdio ou intervenção coronária percutânea entre 2005 e 2013. 

O estudo foi disponibilizado na Journal of the American College of Cardiology e todos os indivíduos analisados tinham recebido duas prescrições de nitratos - nitroglicerina sublingual ou nitratos orais - num período de seis meses.

Cerca de 55 mil homens tinham sido tratados apenas com nitratos e mais de cinco mil tinham sido tratados com nitratos e PDEDi. Foram acompanhados ao longo de anos e a idade média dos indivíduos no primeiro grupo era de 70 anos. Já no segundo era de 61 anos. 

Graças a isto, concluíram que "o grupo que combinou os dois medicamentos apresentou um risco ligeiramente superior de morte prematura por todas as causas", explicam os investigadores em comunicado.

Para além disso, "o risco de ter sido submetido a revascularização durante o período de acompanhamento foi duas vezes superior ao do grupo apenas com nitratos".

Leia Também: Pare de guardar os medicamentos nos armários da casa de banho

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo