Junts anuncia reunião entre Sánchez e Puigdemont sem mediador

9 meses atrás 74

O partido catalão Junts per Catalunya anunciou uma reunião entre o presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, e o antigo presidente regional da Catalunha Carles Puigdemont. A data do encontro mantém-se, no entanto, por anunciar.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do Junts, Jordi Turull, que explicou que a reunião servirá para "falar sobre a negociação e aprofundar a resolução do conflito".

Em entrevista à RTVE, Turull avançou também que não haverá mediador internacional neste encontro "entre dois presidentes", que "terá de ser no estrangeiro". Isto porque Puigdemont ainda corre o risco de ser detido case pise solo espanhol.

"Trata-se de normalizar as relações e de uma negociação que não é possível desde 2017 devido à repressão", acrescentou Turull, garantindo que o partido quer "resolver o conflito político" e "negociar sob condições", entre "duas nações".

Puigdemont e Sánchez cruzaram-se, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, mas não há registo de uma reunião oficial entre ambos. E se, da parte do Junts, o encontro futuro é uma certeza, tal não é o caso junto do governo espanhol.

"Não tenho conhecimento de que este assunto esteja na ordem do dia. É aquilo que vos posso dizer neste momento", disse a porta-voz do governo e ministra da Educação, Pilar Alegría, em entrevista à Telecinco.

Leia Também: Sánchez diz ao PE que amnistia não ameaça Estado de Direito em Espanha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo