Junts confirma que Puigdemont será candidato às eleições europeias

6 meses atrás 57

O antigo presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, vai ser o candidato do Juntos pela Catalunha às eleições europeias, avança o ABC. "A vontade é que, se ele não o expressou diretamente nos meios de comunicação públicos já o expressou a nós, é que seja o [nosso] candidato", informou o secretário-geral do partido, Jordi Turull, acrescentando ainda que o político poderá regressar a Espanha em julho.

Carles Puigdemont vive na Bélgica desde 2017 para fugir à justiça espanhola e é membro do Parlamento Europeu desde 2019 pelo partido independentista Juntos pela Catalunha (JxCat).

Carles Puigdemont está acusado pela justiça espanhola de peculato (pelo uso de verbas públicas para organizar um referendo ilegal sobre a independência da Catalunha, em outubro de 2017), e desobediência.

Recorde-se que já no sábado a presidente do JxCat, Laura Borràs havia garantido que o dirigente independentista iria ser candidato às eleições europeias, ao mesmo tempo que criticou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de investigar o antigo presidente da Generalitat por terrorismo. Puigdemont "está a ser perseguido por ser pró-independência", considerou.

Leia Também: Líder da JxCat garante que Puigdemont será candidato às europeias

Ler artigo completo