O novo EV9 passa a ser o novo topo de gama da Kia e é o primeiro SUV elétrico da marca com três filas de bancos.
Depois do EV6, é tempo de conhecer (finalmente) o Kia EV9, o novo SUV 100% elétrico da marca sul-coreana, que não só é o maior da marca, como passa a afirmar-se como o seu topo de gama da Kia.
Antecipado pelo Concept EV9, que vimos no Salão de Los Angeles de 2021, o modelo de produção parece à, primeira vista, idêntico, sendo mesmo difícil perceber o que mudou.
Porém, se olharmos com mais atenção, verificamos que há diferenças. As linhas do EV9 de produção são ligeiramente mais suaves, os grupos óticos são um pouco maiores e as cavas das rodas são mais pronunciadas.
Infelizmente (ou não), as portas de abertura «suicida» (invertida) do protótipo não transitaram para esta versão final — como de resto já se esperava —, com a Kia a optar por portas de abertura convencional.
Tudo o resto permaneceu igual, com este SUV a adotar contornos bastante rectilíneos que lhe dão uma forte presença e até algum dramatismo.
Interior: um lounge sul-coreano
Passando ao interior, naturalmente encontramos uma proposta mais sóbria do que aquilo que o protótipo deixava antecipar, mas nem por isso deixa de oferecer soluções muito interessantes.
As semelhanças com o Kia EV6 são difíceis de ignorar, mas regista-se uma evolução, algo que fica logo visível ao nível do tabliê. Este é dominado por três ecrãs: dois de 12,3” cada e um de 5”, ao meio, dedicado à climatização.
O resultado é um tabliê de linhas simples e que ajuda a contribuir para uma enorme sensação de espaço a bordo.
E por falar em espaço, a consola central destaca-se igualmente face ao que a Kia nos tinha vindo a habituar. Esta surge numa posição mais elevada, tem vários espaços de arrumação, ao mesmo tempo que está bastante bem integrada.
O volante também é novo, diferindo do usado no EV6 e, ao contrário do que vimos no protótipo, é redondo no formato.
Kia EV9 tem bancos que rodam 180º
Mas o grande motivo de interesse do interior deste Kia EV9 está mais atrás. O enorme SUV apresenta-se com três filas de bancos e a lotação varia entre seis e sete lugares, dependendo da configuração escolhida para a fila central. Esta pode variar entre um banco para três pessoas ou dois bancos individuais.
Caso optem pela configuração de dois bancos individuais, então saibam que eles vão poder girar 180º e ficar virados de frente para os dois lugares da terceira fila. Esta possibilidade acaba por criar uma espécie de lounge, como é habitual ver nos MPV.
Naturalmente isto beneficia a comunicação entre quem viaja na segunda e terceira fila. Ao mesmo tempo facilita a colocação de cadeiras de transporte de crianças, já que os bancos centrais podem rodar apenas 90º, ficando virados em direção ao exterior.
Autonomias e potências continuam a ser segredo
Sobre os detalhes técnicos do Kia EV9, a marca sul-coreana continua a mantê-los no “segredo dos deuses”. Só vai abrir o jogo no final do mês de março, durante a apresentação mundial do modelo.
Porém, sabe-se que este SUV assenta na plataforma E-GMP (a mesma do Kia EV6 e Hyundai IONIQ 5). Isto significa que vai contar com uma arquitetura elétrica de 800 V, permitindo suportar carregamentos de até 350 kW.
Enquanto aguardamos pelos números finais do Kia EV9, podem sempre ver (ou rever) o ensaio em vídeo ao Kia de produção mais potente de sempre, o 100% elétrico Kia EV6 GT: