Kyiv reclama neutralização de ataques russos na frente de Kharkov

4 meses atrás 93

"Na região de Kharkov ocorreram 10 batalhas. Os nossos soldados repeliram todos os ataques russos nas localidades de Lippi, Staritsia e Vovchansk", afirmou Oleg Siniegubov, chefe da Administração Militar da região de Kharkov, nordeste da Ucrânia, junto da fronteira com a Rússia.

Siniegubov, através das redes sociais, acrescentou que as forças russas ainda estão a tentar romper as defesas ucranianas em direção a Vovchansk.

Mesmo assim referiu que a situação dentro da cidade - que tem assistido a combates no extremo norte nos últimos dias - está sob "controlo" das forças da Ucrânia.

Num discurso ao país na quinta-feira à noite, o Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, disse que as tropas da Ucrânia estão a lançar contra-ataques em várias áreas da frente de Kharkov.

Zelensky falou também da intensificação dos combates em outras zonas da linha de contacto, como Pokrovsk e Kramatorsk, ambas na região oriental de Donetsk, onde a Rússia continua a avançar depois de ter aberto a nova frente em Kharkov, na sexta-feira passada.

O chefe de Estado ucraniano avisou repetidamente que os russos abriram esta nova frente para forçar as tropas ucranianas a dispersarem-se e a negligenciarem outras frentes.

Leia Também: Forças ucranianas recuperam cidade mas nova frente persiste em Kharkov

Ler artigo completo