L de Lúcia, L de liderança: Portugal vence (e convence) em Leiria

4 meses atrás 57

Portugal venceu de forma tranquila a Irlanda do Norte (4-0) e segue na liderança do Grupo 3 da UEFA Women´s Nations League B, com nove pontos: três jogos, nove golos marcados, zero sofridos e três vitórias. Carole Costa, Lúcia Alves e Catarina Amado marcaram os golos da partida.

Em relação ao jogo, sublinhado pela grande noite de Lúcia Alves - esteve envolvida, de forma direta e indireta, em três golos -, a seleção entusiasmou, controlou e foi muito melhor do que a seleção da Irlanda do Norte que, desde o apito inicial, não teve resposta para o domínio luso.

A noite de Lúcia

Primeiros 45 minutos satisfatórios, mas com um sabor agridoce. Portugal esteve melhor - mais pressionante, com mais iniciativa e claramente por cima -, mas tremeu muito no momento de definir. Aliás, uma série de erros na tomada de decisão anularam vários lances claros de golo e a intranquilidade apenas virou tranquilidade ao minuto 25.

Mckenna - na ressaca de um remate - procurou evitar o disparo de Lúcia Alves, mas acabou por fazer falta dentro de área, com um empurrão muito imprudente (e óbvio). Da marca dos 11 metros, Carole Costa (quem mais?) não vacilou e abriu o marcador.

Até ao final do primeiro tempo, nada mudou - Portugal continuou por cima e Lúcia Alves, com um belo disparo, esteve perto do golo -, mas o golo da tranquilidade apenas viria na segunda parte. Precisamente, por Lúcia Alves.

Com classe, a lateral aproveitou um passe teleguiado de Andreia Jacinto - visão incrível da médio da Real Sociedad - e, já dentro de área, aproveitou um adiantamento de Jacqueline Burns para, com muita classe, picar a bola de forma perfeita. De tirar o chapéu.

Mesmo em desvantagem, a Irlanda do Norte não provocou grandes problemas à defensiva lusa e, com o 2-0, a seleção comanda por Francisco Neto geriu a partida a seu bel prazer e ainda foi a tempo de faturar mais dois. Carole Costa, com grande qualidade, assistiu Catarina Amado com um passe longo e a lateral, na cara de Burns, picou a bola e fez o terceiro.

Já no último lance do encontro, numa jogada de insistência, Lúcia Alves voltou a surgir em bom plano e fechou as contas numa bela finalização.

Ler artigo completo