Lai, Hou e Ko. Os perfis dos três candidatos à presidência de Taiwan

8 meses atrás 79

O vencedor do escrutínio, que Pequim enquadrou como uma escolha entre guerra e paz, vai suceder no cargo a Tsai Ing-wen, que está constitucionalmente impedida de exercer um terceiro mandato.

William Lai é o candidato do Partido Democrático Progressista (DPP), atualmente no poder e tradicionalmente pró - independência.

Hou Yu-ih vai concorrer pelo principal partido da oposição, o Kuomintang (KMT).

O antigo presidente da câmara de Taipé, Ko Wen-je, vai concorrer pelo Partido do Povo de Taiwan (TPP).

Os dois partidos da oposição acabaram por falhar nas negociações para a apresentação de um candidato comum. O KMT e o TPP, que pretendem estreitar os laços com a China, acabaram por apresentar os seus próprios candidatos, o que constituiu uma vitória para Lai.

Lai lidera nas sondagens, com uma taxa de apoio de 37,3%, seguido de Hou, com 33,4%, e Ko, com 17,7%.

A tomada de posse do vencedor decorre em maio.

William Lai começou a sua carreira política como deputado e depois presidente da Câmara de Tainan, no sul do país, antes de se tornar o primeiro-ministro de Tsai, entre 2017 e 2019. Há quatro anos, desafiou Tsai, sem sucesso, nas primárias presidenciais, antes de assumir o cargo de vice-presidente.

A China acusou Lai de ser um "separatista", um termo do Partido Comunista Chinês para aqueles que não apoiam a noção de que Taiwan pertence à China.

Na campanha eleitoral, Lai prometeu repetidamente seguir Tsai nas questões relacionadas com a China e fazer o seu melhor para manter o status quo do território -- uma independência de facto mas não formal.

"Gostaria de reiterar que Taiwan já é uma nação independente e soberana e, portanto, não temos necessidade de declarar a independência de Taiwan", disse Lai, no início deste ano, quando assumiu a liderança do DPP. No passado, ele identificou-se como um "trabalhador pragmático pela independência de Taiwan".

Uma vitória de Lai desafiaria a história: o DPP está no poder há quase oito anos e um terceiro mandato não teria precedentes desde que foram introduzidas eleições presidenciais democráticas na ilha, em 1996.

Hou Yu-ih, presidente da Câmara da cidade de Nova Taipé, foi agente da polícia e subiu na hierarquia até se tornar diretor-geral da Agência Nacional da Polícia. Ele tornou-se presidente da câmara em 2018 e foi reeleito no final do ano passado com uma vitória esmagadora.

Nascido em 1957 na vila de Chiayi, no sudoeste de Taiwan, Hou passou a infância a ajudar na banca de carne de porco da sua família num mercado local. Ele tem um doutoramento em Prevenção do Crime e Correções pela Universidade Central da Polícia.

Até à sua candidatura presidencial, Hou manteve-se afastado da direção do partido e evitou pronunciar-se sobre questões relacionadas com a China.

Desde então, expressou apoio a uma versão do "consenso de 1992" que está em conformidade com a Constituição da República da China, referindo-se à política de longa data do KMT de que Taiwan faz parte da China, mas discordando de Pequim sobre o que significa essa "China". O partido insiste que não é pró-Pequim, mas apenas a favor de laços mais estreitos.

Ko Wen-je fundou o TPP em 2019, com o objetivo de atrair os eleitores insatisfeitos com o governo do DPP e não dispostos a apoiar o KMT. Nascido na cidade de Hsinchu, no norte de Taiwan, em 1959, Ko foi cirurgião durante três décadas. Apoiou anteriormente a candidatura de Tsai à presidência.

Nos últimos anos, Ko afastou-se da sua política inicial de apoio ao DPP e declarou-se como "terceira força", acusando o partido no poder de ser demasiado "pró-guerra".

Ko defendeu uma maior colaboração económica com o continente chinês, alegando que os dois lados têm muito em comum em termos de cultura, religião e história.

No entanto, a nível político, ele considerou que a noção de 'Uma só China' é atualmente impossível, referindo-se à posição de Pequim de que Taiwan é uma província chinesa.

Leia Também: Candidatos presidenciais de Taiwan querem paz nas relações com China

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo