Lancia está de regresso e o maior salão automóvel do mundo já abriu portas

10 meses atrás 198

O Auto Rádio #20 foi dedicado às novidades. Desde o renascimento da Lancia ao Salão de Xangai, que já é o maior salão automóvel do mundo.

No vigésimo episódio do Auto Rádio, passámos em revista o Salão de Xangai, na China, que se perfila, cada vez mais, como o certame automóvel mais importante do mundo.

Neste episódio, que contou com a participação do Diogo Teixeira, do Guilherme Costa, do Fernando Gomes e do Miguel Dias, abordámos ainda o regresso da Lancia, a (importante) atualização que a Renault fez ao Clio e a chegada da BYD ao mercado português.

Foram muitos os temas em cima da mesa, mas acabou por ser o Salão de Xangai — e as suas muitas novidades — a tomar conta do alinhamento deste episódio.

Outra coisa não seria de esperar, afinal as principais construtoras europeias mudaram-se de “armas e bagagens” para este certame, que acabou por assumir o protagonismo que por esta altura costumava ser ocupado pelo Salão de Genebra.

O Auto Rádio #19 foi assim: O Guilherme vendeu o Twingo e o Fernando ainda chora o Toyota MR2

BMW com proposta superlativas

A BMW apresentou-se em Xangai com três importantes novidades, a começar logo no i7 M70, que é o BMW elétrico mais potente de sempre.

Além disso a marca de Munique mostrou ainda duas versões do XM: a 50e, que assinala a entrada na gama, e o Label Red, que surge na extremidade oposta com um título que não deixa qualquer dúvida acerca da sua importância: é o BMW mais potente e pesado de sempre.

Porsche, Lexus e Mercedes-Maybach com novidades

A Porsche também não fez por menos e guardou para o Salão de Xangai a primeira aparição pública da renovação do Cayenne, que foi alvo de um profundo restyling que mais parece ser uma nova geração.

Já a Mercedes-Maybach veio a Portugal, a Lisboa, apresentar à imprensa mundial o EQS SUV, mas deixou a primeira aparição pública para o certame chinês.

A Lexus também apresentou um modelo de luxo, mas não é uma berlina, nem um SUV. É um monovolume e uma espécie de cinema sobre rodas, já que tem um ecrã com 48” na traseira. E nós já sabemos que o Lexus LM vem para Portugal.

Muitos elétricos a caminho

Entre os elétricos, foram muitas as novidades apresentadas, a começar logo no Volkswagen ID.7, que passa diretamente a ser o topo de gama da família de modelos ID da marca de Wolfsburgo.

Também a Polestar fez questão de chamar a si os holofotes deste evento, com a apresentação mundial do Polestar 4, um SUV coupé que chega a Portugal no início de 2024.

Por fim, a Smart, que mostrou as primeiras imagens do #3, um SUV coupé que fará a sua estreia europeia em setembro, no Salão de Munique, na Alemanha.

Gravação Podcast Auto Rádio #20© Razão Automóvel Nem faltou a GMC Vandura do “A-Team”, ou se preferirem, o Esquadrão Classe A, neste episódio do Auto Rádio.

Mas a maior surpresa do Salão de Xangai terá sido, porventura, o Cyberster, um desportivo elétrico que marca o regresso da MG aos roadsters.

Encontro marcado para a semana

Não falta por isso argumentos para se juntarem a nós em mais um episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel que podem acompanhar todas as semanas nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Para a próxima semana o Auto Rádio está de volta e se tiverem sugestões de temas que queiram ver no Auto Rádio enviem as vossas sugestões para [email protected].

Ler artigo completo