Lanterna vermelha pontua pela primeira vez e esperança mantém-se viva

7 meses atrás 49

Na luta pelo mesmo objetivo, mas em posições bastantes distintas na tabela classificativa, a Sanjoanense — atual lanterna vermelha — não foi além de um empate, por 1-1, na receção ao Canelas 2010, bem mais confortável nesta fase de manutenção.  

Numa primeira parte serena, onde foram escassas as ocasiões de verdadeiro perigo, a turma de São João da Madeira tomou conta do jogo e foi a formação mais ameaçadora. O golo acabou mesmo por surgir momentos depois da meia hora de jogo. Canto cobrado do lado direito para o segundo poste onde apareceu Marcelo Santos. O avançado conseguiu tocar para João Oliveira e o capitão — sempre muito disponível no corredor esquerdo — disparou forte à entrada da área, onde viu a bola bater no fundo das redes.

No segundo tempo, a história de jogo alterou-se à medida que o Canelas tomou as rédeas da partida. Os comandados de Pedro Lomba afirmara-se cedo com bola e chegaram também cedo ao empate, ao minuto 56, por intermédio do aniversariante Francisco Sousa. Num lance que deixa algumas dúvidas pela posição, Francisco Sousa recebeu uma bola longa de Gonçalo Lixa nas costas da defesa, matou no peito e fuzilou Diogo Almeida.

Até ao final, não existiram mais momentos de inspiração, à exceção de um lance de ouro desperdiçado por Onyeka Osemene. O avançado nigeriano, com apenas o guardião adversário pela frente, não conseguiu fazer a cambalhota e o melhor que conseguiu fazer foi atirar ao lado. Foi a oportunidade mais flagrante e um momento único para garantir o segundo triunfo consecutivo para o conjunto de Vila Nova de Gaia. 

Findada a terceira jornada na luta pela manutenção da Liga 3, o Canelas segue no segundo posto (10 pontos) enquanto o Sanjoanense ocupa o último lugar, com apenas três, sendo este o primeiro ponto conquistado. Na próxima jornada, não há tarefa fácil e os pupilos de Henrique Nunes deslocam-se a Fafe, casa do atual líder.

Ler artigo completo