Lavrov convencido de que "justiça prevalecerá" na Ucrânia e Médio Oriente

9 meses atrás 78

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, esta quarta-feira, que "tanto no caso da Ucrânia como no Médio Oriente, existe uma tendência para os EUA se considerarem no direito de usurpar e monopolizar quaisquer processos de política externa".

De acordo com Lavrov, que falou num conferência de imprensa após o Fórum de Cooperação Russo-Árabe, essa tendência "resulta em devastação e mina o Estado, como aconteceu com a Líbia, causando centenas de milhares de vítimas civis, declínio na esfera socioeconómica e enormes fluxos de refugiados para esta ou aquela região".

"Neste sentido, a natureza do que está a acontecer agora no Médio Oriente e o que está a acontecer na Ucrânia são semelhantes. Tanto aqui como lá, estamos convencidos de que a justiça prevalecerá", acrescentou, citado pela Tass.

De acordo com o diplomata russo, o objetivo das "numerosas aventuras" encenadas pelos Estados Unidos é "colocar no seu lugar, como eles acreditam, os Estados cujos governos se atrevem a seguir políticas independentes nos seus interesses nacionais".

Sublinhe-se que o grupo islâmico Hamas lançou um ataque surpresa contra o território israelita, em novembro, sob o nome de operação 'Tempestade al-Aqsa', com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como 'Espadas de Ferro'.

Leia Também: Blinken pede moderação da ofensiva na Faixa de Gaza e pressão sobre Hamas

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo