Leão de garras afiadas: há 40 anos que o Sporting não marcava tanto na Liga

8 meses atrás 62

Uma verdadeira máquina de fazer golos. O Sporting de Rúben Amorim soma e segue na Liga Portugal Betclic e, esta quinta-feira, saiu de Vizela com mais três pontos na bagagem e cinco golos marcados (2-5). Para além de continuar líder da tabela classificativa em termos pontuais, o leão é agora também o melhor ataque da prova.

O Sporting não marcava 5 + golos fora de casa desde novembro de 2020: 1-7 ao Sacavanese, na Taça

⚠No campeonato, a última vez que o Sporting tinha marcado 5 + golos fora de casa tinha sido em 2018/19: 1-8 à B SAD pic.twitter.com/GR7z40grkA

— Playmaker (@playmaker_PT) January 18, 2024

Os cinco remates certeiros na visita ao Minho deixam o Sporting com 45 golos marcados ao fim de 18 jornadas, registo que permitiu ultrapassar o SC Braga, que fez dois golos na visita ao FC Famalicão e soma agora um total de 42. A viver a época mais prolífera desde que Rúben Amorim assumiu o comando técnico, a turma leonina atingiu vários registos dignos de destaque em Vizela.

Para começar, o dado principal: há 40 anos que o Sporting não tinha tantos golos marcados no campeonato à passagem da 18.ª jornada. Os dados são do playmakerstats, que aponta à época de 1984/85 como a última em que o conjunto de Alvalade tinha ultrapassado a marca dos 45 golos em 18 jornadas. À data treinado pelo galês John Toshack, o Sporting somava 46 golos à 18.ª jornada, após um empate a uma bola na visita ao Farense, com um remate certeiro do argentino Saucedo.

O bom momento ofensivo justifica-se também com a eficácia demonstrada pelos dois principais avançados do plantel, Viktor Gyökeres e Paulinho. No ano de estreia em Portugal, o sueco leva 13 golos no campeonato - é o segundo melhor marcador - e tem o companheiro logo atrás, com nove remates certeiros. Para o avançado natural de Barcelos este é também o melhor registo à 18.ª jornada desde que está em Alvalade (em 2022/23 tinha dois golos na Liga, em 2021/22 tinha seis).

Sporting goleador: nos 4 últimos jogos, os leões marcaram um total de 17 ⚽golos – média superior a 4 golos/jogo

⚠Nos 10 últimos jogos, o Sporting marcou sempre 2 + golos pic.twitter.com/td1eXacIKs

— Playmaker (@playmaker_PT) January 18, 2024

Noutro dado assinalável, a visita a Vizela marcou a primeira ocasião em que o Sporting fez pelo menos cinco golos fora de portas desde novembro de 2020. Na altura em jogo de Taça de Portugal, os leões venceram por 1-7 na visita ao Sacavenense. Se olharmos só ao campeonato, a última vez que uma deslocação leonina terminou com um mínimo de cinco golos marcados foi em 2018/19, nos 1-8 à B SAD.

Por último, mas não menos importante, olhemos à forma recente do líder da Liga Portugal Betclic. Ainda de acordo com o playmakerstats, o Sporting apontou um total de 17 golos nos últimos quatro jogos. Feitas as contas, a média supera os quatro golos por jogo neste período, registo que é de grande destaque. Se prolongarmos a série, nos últimos dez encontros a equipa de Rúben Amorim fez balançar as redes do adversário sempre por, no mínimo, duas vezes.

Nesta altura, o Sporting lidera a Liga Portugal Betclic com 46 pontos, mais quatro do que o rival Benfica, que entra em campo, esta sexta-feira, frente ao Boavista. Numa luta pelo título que se prevê equilibrada até final, tamanha inspiração do ponto de vista ofensivo certamente ajuda Rúben Amorim a dormir descansado.

45 ⚽ golos marcados à 18.ª jornada: desde 1984/85 que o Sporting não marcava tantos golos na Liga 🇵🇹 pic.twitter.com/FRpNvG9aVi

— Playmaker (@playmaker_PT) January 18, 2024

Ler artigo completo