Leatt, 20 anos de inovação a salvar vidas de pilotos

2 meses atrás 61

Em 2004, Chris Leatt decidiu fundar a Leatt, lançando o inovador equipamento de proteção Leatt-Brace. Passam agora 20 anos de atividade, em que os seus produtos continuam a salvar vidas.

O fundador da marca, neurocirurgião de profissão e piloto apaixonado, perdeu um colega piloto de motocross vendo que era urgente criar um colar cervical para proteger contra lesões comuns no pescoço. Assim, começou por desenvolver um protótipo rudimentar projetado para funcionar com um capacete, protegendo bem a zona do pescoço do piloto.

Assim começou a história da Leatt, cujo Leatt-Brace foi premiado e revolucionou a proteção – as lesões no pescoço diminuíram enquanto o uso do equipamento se foi generalizando.

A gama não só inclui, atualmente, este colar cervical, como também capacetes, armaduras corporais, joelheiras, cotoveleiras, sistemas de hidratação e vestuário – prevendo ter mais de 430 produtos em três categorias de linha no próximo ano. As proteções destinam-se não só a pilotos de motos de aventura e de motocross, como também a ciclistas de montanha.

A Great Lakes EMS Inc. conduziu um estudo em que mostra que sem colar cervical, era 89 por cento provável de haver lesões no pescoço e 69 por cento no caso da morte por lesão na coluna cervical. Quanto às lesões não fatais na coluna cervical, a sua probabilidade era de 75 por cento, ao passo que fraturas na clavícula eram 45 por cento prováveis.

Chris Leatt salientou: ‘Estes estudos corroboram o que temos observado nos nossos testes, e validam a importância de usar um colar cervical. É incrivelmente gratificante e um grande motivo de orgulho ver o trabalho de uma vida a fazer uma diferença tão real’.

O desenvolvimento e os testes acontecem no Leatt Lab na Cidade do Cabo (África do Sul), havendo colaboração direta com atletas profissionais. Chris Leatt falou do objetivo da empresa:

A nossa missão gira em torno de salvar vidas e prevenir lesões, e com este núcleo da nossa visão, atraímos algumas das mentes mais brilhantes da indústria. Como piloto de cross-country, estou entusiasmado por ver a nossa linha de resistência crescer. Mas fiquem atentos a novas categorias de produtos. Estamos constantemente a inovar à medida que a tecnologia avança. Estamos a explorar o que é necessário em diferentes desportos, e temos algumas novidades empolgantes a caminho. Fiquem atentos!

Ler artigo completo