Lei LGBT foi a “gota de água” para Musk. Sedes da SpaceX e X vão abandonar Califórnia

2 meses atrás 92

CEO da Tesla não gostou que o governador da Califórnia tivesse assinado um projeto de lei que proíbe as escolas de divulgarem informações sobre a orientação sexual ou identidade de género dos alunos aos seus pais. Ex-Twitter passa para Austin e SpaceX para Starbase, diz.

Elon Musk está descontente com legisladores do estado norte-americano da Califórnia e disse esta terça-feira que a empresa de exploração espacial SpaceX e a rede social X, do qual é proprietário, vão deixar de ter a sede na Califórnia e passar ambas para o Texas.

Em causa está a nova lei de identidade de género na Califórnia, que agudizou as relações entre o bilionário – também fundador da Tesla e da Neuralink – e governador Gavin Newsom, do Partido Democrata. Gavin Newsom assinou um projeto de lei que proíbe as escolas da região de divulgarem informações sobre a orientação sexual ou identidade de género do(a) aluno(a) aos seus pais. Ou seja, os tutores das crianças e jovens não podem ser notificados sobre esse tema.

“Esta é a gota d’água. Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX irá agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas”, lê-se na publicação online. Seguidamente, acrescentou que a sede do antigo Twitter vai passar de São Francisco para Austin.

O governador Gavin Newsom não perdeu tempo a responder. Também através do ex-Twitter, publicou uma captura de ecrã de uma publicação de 2022 de Donald Trump, quando ainda era presidente dos Estados Unidos, sobre uma visita de Elon Musk à Casa Branca. O episódio foi caricato porque o agora candidato republicano acabou por gozar com o empresário por, alegadamente, lhe ter suplicado por ajuda para os seus projetos. Ambos acusaram Elon Musk de ser ter ajoelhado perante Donald Trump.

Esta terça-feira, um dia após esta troca de galhardetes, uma jurisdição escolar do sul da Califórnia (Chino Valley) iniciou numa batalha legal contra o estado sobre essa política de identidade de género do distrito e processou Gavin Newsom em tribunal terça-feira. O agrupamento defende que a comunidade escolar “não tem o direito de guardar segredos dos pais, mas os pais têm o direito constitucional de saber o que os seus filhos menores estão a fazer na escola”.

Apesar de a motivação deste anúncio ser a legislação LGBT, a verdade é que, entre 2015 e abril deste ano, quase 300 empresas informaram que iriam mudar a sua sede para o Texas, sendo que mais de metade delas eram da Califórnia, segundo a informação transmitida esta quarta-feira pelo jornal britânico “Financial Times”.

No início deste verão, Elon Musk transferiu a sede legal da Tesla para o Texas depois de um tribunal no Delaware ter recusado o seu pacote salarial de 56 mil milhões de dólares na fabricante de automóveis elétricos e mudou a sede jurídica da Neuralink – a tecnológica dos implantes cerebrais – de Delaware para Nevada.

Ler artigo completo