Leiria renasceu para o futebol: «Grandes frutos em pouco tempo»

7 meses atrás 63

Durante muito tempo afastada dos holofotes desportivos, Leiria voltou a ser palco de grandes emoções do futebol português nos últimos anos.

Ao crescimento e dinamismo da União local, o bonito estádio municipal tem recebido também as decisões da Allianz Cup desde 2021. O desporto-rei, sempre um agitador, vive um momento pujante na cidade do Lis e ajudou a dar mais vida às suas gentes.

A atual Final Four é a última contratualizada entre o Município e a Liga, provavelmente das últimas com palco em Portugal. Mote para o zerozero perceber o balanço e impacto destes eventos na cidade pintada, durante estes dias, de cores vermelhas, verdes e amarelas.

«A Final Four de 2022 foi o evento mais visto do ano»

Em momento atarefado, Carlos Palheira, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Leiria, conversou com o nosso portal. A cidade volta a estar no mapa em mais um mês de janeiro.

«O balanço que fazemos [da Taça da Liga] é extremamente positivo. A organização correu sempre muito bem e a adesão da população ao evento tem sido notória. A Final Four permite uma notoriedade gigantesca e um grande retorno mediático», revelou-nos

«O evento não se limita aos três jogos. É uma semana de festa em que o futebol convive com a cidade. Existe uma grande simbiose, com muitas atrações no centro», destacou.

Com iniciativas arrojadas, mas que se têm revelado de sucesso, a subida de escalões da União de Leiria tem estado aliada a uma crescente envolvência dos leirienses com o clube. Um trabalho que merece elogios à SAD liderada por Armando Marques.

UD Leiria têm média de mais de 6 mil adeptos na II Liga @FPF/Francisco Paraíso

«A União de Leiria trouxe uma abordagem diferente ao futebol, talvez até a nível nacional. Dinâmicas e iniciativas muito interessantes e que levaram o povo a aderir ao futebol. Uma grande transformação e ligação criada entre equipa e cidade. Um modelo muito bem conseguido e a ter grandes frutos em pouco tempo», destacou Carlos Palheira, antes de abordar o impacto financeiro no município das organizações da Final Four.

«A Final Four de 2022 foi o evento mais visto do ano. Transmitido para 156 ou 157 países. A primeira edição deu teve um impacto financeiro, medido também pelo retorno mediático do chamado AVE, superior a 100 milhões de euros, segundo estudo de uma consultora externa. Lembrando, porém, que foi em momento de pandemia e mais pessoas assistiam ao jogos de casa.»

«A última final foi vista por 2.1 milhões de pessoas. Não são apenas os jogos, são as imensas horas de reportagens, diretos na cidade, programas de rádio, notícias online, etc. É um grande evento», revelou.

Sobre as intenções da Liga levar as decisões da prova para o estrangeiro, o vereador preferiu destacar a importância que a passagem das Final Four por diferentes cidades teve para a «democratização» do futebol.

«A Liga é a detentora da prova e tem todo o direito a tomar essas decisões. Este evento ter passado por diferentes cidades democratizou bastante o futebol. Há adeptos em todo o lado.» 

«Leiria tem a favor a sua centralidade, com vias rodoviárias boas e que permitem uma fácil mobilidade das pessoas. A nossa relação com a Liga é muito boa e sempre correu bem. A avaliação deste ciclo tem sido muito positiva», concluiu.

SC Braga e Estoril Praia discutem o troféu no sábado @Filipe Amorim / Kapta+

Ler artigo completo