Leões em duelo de ambições

6 meses atrás 62

Em dia de Clássico entre FC Porto e Benfica, o Sporting estará atento, mas primeiramente terá que se preocupar consigo mesmo, uma vez que tem uma receção ao Farense, uma equipa que tem dado sinais muito positivos esta época, especialmente em jogos de maior exigência, como contra os designados «grandes», para fazer. É um duelo de leões.

O Sporting chega a este jogo motivadíssimo. Além de ter a oportunidade de ser isolar na liderança do campeonato - tendo ainda um jogo a menos que os rivais diretos -, acaba de vencer o rival Benfica, para a Taça de Portugal (2-1), de forma imponente. Atravessando a fase de maior aperto do calendário, a equipa tem respondido da melhor forma, mostrado maturidade e cumprido com o esperado de um verdadeiro candidato, mas vai apertar ainda mais, até porque vem aí a Liga Europa novamente.

Posto isto, Rúben Amorim já havia avisado que havia jogadores que tinham sido titulares no dérbi que não iam ser agora e assim se espera alguma rotação do lado verde e branco, até pela questão já referida do calendário. Na baliza, perante a lesão de Adán, Israel deverá agora passar a ter lugar de destaque, mas terá mexidas à sua frente. Trincão deve ser uma delas, após recuperar de lesão, mas não deve ser caso único e nomes como Nuno Santos, Ricardo Esgaio e talvez até St. Juste podem mesmo merecer essa confiança.

3º duelo esta época @Kapta+

Virando a página para os Leões de Faro, o momento de forma não é, de todo, tão positivo - não vencem há cinco jogos -, mas é preciso notar que atravessam uma fase exigente ao nível dos adversários que têm pela frente - defrontaram FC Porto, Chaves, SC Braga, Moreirense e Famalicão. Fora isso, têm sido uma das boas e mais consistentes equipas deste campeonato e prova disso é que têm sido osso duro de roer para a larga maioria dos adversários (incluindo os chamados «grandes») e estão relativamente confortáveis na 1ª metade da tabela.

Apesar disso, José Mota está algo privado para este jogo, uma vez que não terá Mattheus Oliveira, por castigo, e Rui Costa, lesionado, disponíveis e falamos de dois dos jogadores mais influentes da equipa, com destaque para o médio brasileiro. Posto isto, e sendo um jogo onde se espera que o Farense tenha menos bola do que gosta, talvez a opção passe por uma mudança de abordagem e, aí, nomes como Marco Matias, Belloumi e até Claudio Falcão parecem talhados para proteger a equipa defensivamente e, de seguida, apostar na transição. Veremos qual será a abordagem de José Mota.

Venha daí o round 3 (ou 63)

Esta será já a 3º vez que estas duas equipas se defrontam na presente época e ambos os últimos duelos o Sporting venceu, para o campeonato e Taça da Liga, mas não sem antes o Farense mostrar o porquê de ser conhecido como um difícil adversário, como ficou bem patente na 1ª volta (2-3). Contudo, a história está claramente do lado dos leões de Lisboa, que venceram 49 dos 62 duelos disputados entre os dois conjuntos até agora, contra apenas seis vitórias dos de Faro. Se olharmos para o Sporting a jogar em casa, o registo é ainda mais avassalador: 29 vitórias do Sporting, dois empates e uma vitória do Farense. E essa foi já em 1991...

Ler artigo completo