Líder democrata no Congresso não expressou apoio a Biden

2 meses atrás 58

De acordo com fontes da cadeia televisiva CNN, durante a reunião realizada na Casa Branca Jeffries não ofereceu, deliberadamente, o seu apoio nem disse publicamente que cabia a Biden tomar a decisão sobre a sua candidatura à reeleição presidencial.

Tal como o próprio líder da minoria democrata na Câmara de Representantes tinha expressado numa carta pública divulgada hoje, este limitou-se a transmitir "toda a panóplia de perspetivas e conclusões sinceras sobre o caminho a seguir", que o seu partido tem debatido nos últimos dias.

Não foi divulgado se o Presidente pediu diretamente o seu apoio tácito, mas foi divulgado que Jeffries não lho ofereceu nessa reunião ou posteriormente na carta.

O encontro ocorreu após a conferência de imprensa que Biden deu no final da cimeira da NATO em Washington, na madrugada de hoje em Portugal, para responder às críticas internas pela sua participação desastrosa no debate eleitoral de 27 de junho com o seu rival republicano, o ex-Presidente Donald Trump.

Pelo menos 18 democratas da câmara baixa do Congresso já apelaram publicamente a Biden para que renuncie à sua candidatura às eleições de 05 de novembro, alegando que acreditam que o atual Presidente não tem hipóteses de derrotar Trump.

Quatro destes congressistas fizeram-no após a conferência de imprensa de Biden na cimeira da Aliança Atlântica.

A mais recente foi a congressista do Colorado Brittany Pettersen, que numa mensagem nas redes sociais manifestou o seu apreço pela carreira política de Biden, mas pediu-lhe que "passasse o testemunho" para que outro candidato enfrente Trump.

Biden garantiu na conferência de imprensa que não há nenhuma sondagem que mostre que não consegue vencer o candidato republicano, embora a sua participação na cimeira tenha sido ofuscada por dois lapsos: confundiu o nome do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o do Presidente russo, Vladimir Putin, e confundiu o da sua vice-Presidente, Kamala Harris, com o de Trump.

Leia Também: Trump diz que Biden devia fazer exame cognitivo. "E eu faria um também"

Ler artigo completo