Líder do PSD lembra "visão e liderança" do "Senhor Europa"

8 meses atrás 105

"A União Europeia confunde-se com a visão e a liderança de Jacques Delors. A coesão económica e social, a união monetária, o mercado interno, a adesão dos países ibéricos e nórdicos, o reforço da Comissão. Nada mais foi igual. A minha homenagem ao Senhor Europa!", sublinhou Luís Montenegro, numa publicação na rede social X sobre o antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, que morreu hoje em Paris aos 98 anos.

Figura da construção do projeto europeu e considerado o "pai do euro", Jacques Delors foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, durante três mandatos, incluindo na adesão de Portugal à União Europeia (1986).

Em 1986, aprovou o Ato Único Europeu, o qual levou à criação do Mercado Único Europeu, em 1993.

A assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, a reforma da Política Agrícola Comum e o lançamento da União Económica e Monetária que conduziu à criação do euro são outros dos momentos do projeto europeu que estão associados a Delors.

Enquanto membro do Partido Socialista francês, em 1974, e do seu comité diretor, em 1979, foi eleito parlamentar europeu em 1979 e presidiu à Comissão Económica e Monetária até maio de 1981.

De maio de 1981 a julho de 1984, Jacques Delors foi ministro da Economia e das Finanças e foi também eleito presidente da Câmara de Clichy, de 1983 a 1984.

Leia Também: "Visionário", "grande europeu", "gigante". As reações à morte de Delors

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo