Líder dos socialistas europeus quer 'Spitzenkandidat' "da Europa Social"

7 meses atrás 66

"Temos de esperar dia 02 de março, que será quando lançamos o candidato, [...] mas em todo o caso, como sabem, Nicolas Schmit é o candidato que se apresentou a ser 'Spitzenkandidat' e já estamos a trabalhar com ele. [...] Esta campanha eleitoral tem de ser a campanha sobre os problemas das pessoas e só uma Europa social pode responder a estes problemas", declarou Iratxe García.

Dias antes de o Partido Socialista Europeu (PES), que se insere dentro do grupo S&D, se reunir na capital italiana para escolher oficialmente Nicolas Schmit como o seu Spitzenkandidat', a responsável defendeu ser necessário "falar do que realmente preocupa os cidadãos, como se pode assegurar o crescimento económico subindo salários".

"A Europa tem avançado nos últimos anos graças ao trabalho que os sociais-democratas têm feito aqui no Parlamento, os nossos primeiros-ministros e também a Comissão. E quem melhor representa essa tarefa que o nosso colega Nicolas Schmit, como comissário do Emprego e dos Direitos Sociais? Graças ao seu trabalho e empenho, avançou-se em diretivas como a dos salários mínimos", elencou Iratxe García.

"Creio que representa, melhor que ninguém, essa Europa que queremos construir", reforçou.

Iratxe García falava em declarações à imprensa no dia em que o novo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, visitou Bruxelas pela primeira vez, para se reunir com responsáveis políticos europeus.

Também falando aos jornalistas, Pedro Nuno Santos descreveu Nicolas Schmit como "um belíssimo candidato, excelente candidato, com competência, com experiência e com provas dadas".

"A tarefa não é um homem só, é de todos nós [...] e é assim que nós vamos também fazer as nossas campanhas apoiando o nosso candidato, mas fazendo o nosso trabalho no terreno", concluiu o líder socialista.

Atualmente, o Parlamento Europeu é composto por sete grupos políticos, sendo o PPE o maior deles, seguido pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), a bancada do Partido dos Socialistas Europeus (PES, na sigla inglesa).

Em meados de janeiro, o PES anunciou que o atual comissário europeu luxemburguês do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, é candidato (até agora único) a 'Spitzenkandidat' da família política nas eleições europeias de junho.

Schmit, o primeiro 'Spitzenkandidat' a entrar oficialmente na 'corrida', foi apresentado pelos socialistas luxemburgueses do LSAP e tem o apoio de todos os partidos que integram esta família europeia, devendo ter aval no congresso do PES, marcado para 02 de março em Roma.

A figura dos candidatos principais -- no termo alemão 'Spitzenkandidat' -- surgiu nas eleições europeias de 2014, com os maiores partidos europeus a apresentarem as suas escolhas para futuro presidente da Comissão Europeia.

Leia Também: Líderes políticos do PE apelam a acordo sobre ajuda financeira à Ucrânia

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo