Liderar o campeonato e cumprir o serviço militar: eis o Gimcheon Sangmu FC

2 meses atrás 46

* por Pedro Vieira da Silva

Gimcheon Sangmu FC é um dos clubes que atualmente compete na primeira liga sul coreana, a K1 League. Mas este não é como os outros clubes profissionais existentes no país. Este é o clube das forças armadas da Coreia do Sul.

Durante um ano e meio, todos os homens do país entre os 18 e 35 anos devem cumprir o serviço militar obrigatório. Para muitos é uma altura em que são obrigados a abdicar das suas atividades profissionais; para outros abre-se a possibilidade de exercerem o cargo que exerciam enquanto cidadão civil. É o caso dos atletas profissionais, incluindo futebolistas.

Son com a medalha de ouro @Getty /

Para os jogadores que não consigam uma isenção de serviço, entrar nos quadros do Gimcheon é a única maneira de continuar a respetiva carreira, enquanto completa o período militar de 18 meses. Para ganharem essa isenção, e não cumprirem serviço militar obrigatório, os jogadores devem ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos ou garantir uma medalha olímpica.

Um dos casos mais célebres foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018, pela equipa de futebol liderada por Son Heung-min.

Lee celebrando o golo contra a Rússia @Reuters

Mas estes jogadores obrigados a servir o país nas Forças Armadas, ainda podem representá-lo nas competições internacionais, como é o caso de Lee Keun-ho que foi selecionado para o campeonato do mundo de 2014 e fez um golo pela seleção, enquanto estava de serviço pelo exército.

Em cada época, cerca de 20 jogadores chegam por empréstimo de outros clubes profissionais do país ao Gimcheon Sangmu FC. É assim que estes podem continuar as suas carreiras enquanto cumprem o serviço militar. A duração de cada empréstimo? Dois anos, o tempo suficiente para cumprir o serviço obrigatório.

Ao longo dos anos este clube tem tido altos e baixos. Subidas e descidas entre a primeira e segunda divisões, e um total de quatro títulos da K2 League conquistados. Mas esta época pode mudar tudo para este emblema militar.

O melhor resultado que o clube obteve foi um quarto lugar em 2020. Na época atual, o Gimcheon Sangmu lidera o campeonato.

O clube participará no play-off de acesso ao título, onde se define o campeão nacional. Se tudo correr bem, será um feito histórico para a equipa das forças armadas. Seria a primeira vez que um clube vence a segunda e primeira divisão em anos consecutivos. A conquista do campeonato dá acesso à Liga dos Campeões asiática. Mas, devido ao estatuto do clube, o Gimcheon não poderá ter a honra de competir no torneio.

@Gimcheon Sangmu FC

«Poder em União» é o lema do exército sul coreano, e essa pode ser a chave para o sucesso do clube nesta temporada.

Ler artigo completo