Líderes dos principais partidos franceses em debate na próxima semana

3 meses atrás 75

Segundo o canal de televisão privado TF1, que regista a maior audiência do país, o atual primeiro-ministro, Gabriel Attal, enfrentará o líder do partido de extrema-direita União Nacional (RN), Jordan Bardella, candidato a chefe de governo, e o porta-voz da coligação de esquerda Nova Frente Popular, Manuel Bompard.

O debate televisivo será um dos principais momentos da campanha eleitoral, em que os três blocos tentarão obter uma maioria que lhes permita liderar o executivo, na sequência da decisão do Presidente francês, Emmanuel Macron, de dissolver a Assembleia Nacional, em 09 de junho, após o fracasso do seu partido nas eleições europeias.

Na França, os debates televisivos não são habituais nas eleições legislativas, já que os vários candidatos a deputados fazem uma campanha mais pessoal nos 577 círculos eleitorais do país.

Porém, o debate de 25 de julho reunirá as três figuras que representam os principais partidos nestas eleições.

Gabriel Attal, de 35 anos, representa a renovação do "macronismo" e está à frente do governo francês desde 09 de janeiro, após a demissão da antiga primeira-ministra, Élisabeth Borne.

Em 23 de maio, o ainda primeiro-ministro francês debateu na televisão, antes das eleições europeias, com Jordan Bardella, de 28 anos, presidente do RN, e braço direito de Marine Le Pen, que já o designou como futuro primeiro-ministro, caso o seu partido obtenha a maioria na segunda volta das eleições legislativas, em 07 de julho.

Bardella foi o primeiro classificado nas últimas eleições europeias de 09 de junho, nas quais o RN obteve uma vitória estrondosa com 31% dos votos, à frente do partido de Macron, que obteve 14%, e dos socialistas, que se aproximaram dessa percentagem.

Já Manuel Bompard, 38 anos, é o porta-voz da França Insubmissa (LFI), o principal partido da aliança de esquerda Nova Frente Popular, que inclui também os socialistas, os comunistas e os ecologistas.

As sondagens indicam que, na primeira volta das eleições legislativas, a extrema-direita será o partido mais votado, com um terço dos votos, seguida da Nova Frente Popular, cinco pontos atrás, e do partido presidencial, que está abaixo dos 20 %.

Contudo, este cenário dependerá da segunda volta, em que apenas o candidato mais votado em cada círculo eleitoral ganhará o lugar de deputado.

As eleições legislativas em França realizam-se em duas voltas marcadas para 30 de junho e 07 de julho, como prevê o sistema eleitoral francês.

Leia Também: França: Violação com contornos antissemitas entra em cheio na campanha

Ler artigo completo