Liga dos Campeões: Arsenal ganha na avaliação, FC Porto goleia no historial

8 meses atrás 65

Se os londrinos têm um plantel muito mais valioso, os portistas têm a história do seu lado. FC Porto e Arsenal defrontam-se esta quarta-feira e os “dragões” querem juntar mais 10,6 milhões de euros aos mais de 63 milhões que já arrecadaram esta época na Liga dos Campeões.

FC Porto e Arsenal defrontam-se esta quarta-feira para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, duas equipas muito distantes no palmarés europeu e na avaliação de mercado.

“Dragões” e “gunners” estão separados por várias centenas de milhões de euros, de acordo com o site “Transfermarkt”: se o plantel comandado por Sérgio Conceição está avaliado em 257 milhões de euros, já o grupo de trabalho à disposição de Mikel Arteta tem um valor de mercado de 1,1 mil milhões de euros.

Apesar de terem as mesmas derrotas nas respetivas ligas (quatro), os londrinos estão a dois pontos da liderança (ocupada pelo Liverpool) enquanto os portistas encontram-se sete pontos atrás de SL Benfica e Sporting CP.

Note-se que, apesar das muitas centenas de milhões que separam a avaliação dos plantéis, é de salientar a enorme diferença no historial europeu de ambos os emblemas: apesar de ter uma história de sucesso na conquista de troféus domésticos, o Arsenal tem apenas um troféu europeu no museu: Taça das Taças (1993/94). Já o FC Porto conta com uma Taça dos Campeões Europeus, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Liga Europa, uma Supertaça europeia e duas Taças Intercontinentais.

A passagem aos quartos-de-final vale 10,6 milhões de euros, sendo que o FC Porto já garantiu nesta altura a terceira maior verba da (bem sucedida) história na UEFA: 63,6 milhões de euros.

Os 63,6 milhões de euros conquistados pela SAD do FC Porto esta temporada dividem-se da seguinte forma: 15,6 milhões de euros pela qualificação para a fase de grupos, cerca de 26,1 milhões de euros pelo coeficiente a dez anos, 11,2 milhões de euros pelas quatro vitórias na fase de grupos (980 mil euros pelos empates) e mais 9,6 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos-de-final.

Este “cheque chorudo” fica apenas atrás dos valores alcançados nas temporadas de 2018/19 (80,7 milhões de euros) e de 2020/21 (73,7 milhões de euros), onde os ‘dragões’ atingiram em ambas as ocasiões os quartos-de-final da competição.

Além disso, e no que diz respeito ao desempenho desportivo, o apuramento para a próxima fase da ‘Champions’ coloca o FC Porto como uma das equipas que melhor performance apresenta na mais importante prova do futebol europeu. Em 27 participações neste formato da prova da UEFA, os “dragões” apuraram-se 18 vezes. Na Europa, só Real Madrid, Bayern de Munique, FC Barcelona, Manchester United, Juventus e Arsenal superam a equipa portuguesa.

Ler artigo completo