Liga dos Campeões. FC Porto já superou a terceira maior receita de sempre na UEFA

10 meses atrás 109

A ‘Champions’ ainda vai a meio mas os “dragões” já fizeram melhor do que na época passada, pelo menos ao nível dos milhões arrecadados. É o 18º oitavo apuramento para os ‘oitavos’ em 27 participações na prova mais “excêntrica” da UEFA, um feito que coloca o clube na elite do futebol europeu.

Com a vitória desta quarta-feira frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk (5-3), os “azuis e brancos” garantiram não só a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões como ainda superaram o prémio da UEFA conquistado na época passada para um total de 63,6 milhões de euros.

Este é um feito considerável para a equipa liderada por Sérgio Conceição, uma vez que este montante já ultrapassa de forma considerável o valor conquistado pela SAD dos “dragões” na época passada, temporada na qual o FC Porto atingiu o terceiro melhor prémio de sempre na UEFA: 60,9 milhões de euros (após a eliminação em março deste ano frente ao Inter de Milão).

Os 63,6 milhões de euros conquistados pela SAD do FC Porto esta temporada dividem-se da seguinte forma: 15,6 milhões de euros pela qualificação para a fase de grupos, cerca de 26,1 milhões de euros pelo coeficiente a dez anos, 11,2 milhões de euros pelas quatro vitórias na fase de grupos (980 mil euros pelos empates) e mais 9,6 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos-de-final.

Este “cheque chorudo” fica apenas atrás dos valores alcançados nas temporadas de 2018/19 (80,7 milhões de euros) e de 2020/21 (73,7 milhões de euros), onde os ‘dragões’ atingiram em ambas as ocasiões os quartos-de-final da competição.

Além disso, e no que diz respeito ao desempenho desportivo, o apuramento para a próxima fase da ‘Champions’ coloca o FC Porto como uma das equipas que melhor performance apresenta na mais importante prova do futebol europeu. Em 27 participações neste formato da prova da UEFA, os “dragões” apuraram-se 18 vezes. Na Europa, só Real Madrid, Bayern de Munique, FC Barcelona, Manchester United, Juventus e Arsenal superam a equipa portuguesa.

A FC Porto SAD registou prejuízos na ordem de 47,6 milhões de euros relativamente à época 2022/23, de acordo com informação prestada pela entidade à CMVM em outubro deste ano.

De acordo com informação remetida ao regulador, a SAD do FC Porto dá nota que estes resultados devem-se “exclusivamente à inexistência de mais valias de vendas de direitos desportivos de jogadores relevantes” no período em análise. Apesar disso, a SAD dá nota que o cash-flow operacional atingiu um valor positivo em 23,1 milhões de euros.

Ler artigo completo