Esta quinta-feira joga-se o futuro de três equipas portuguesas na Europa com “águias”, “leões” e “guerreiros” amplamente favoritos, segundo estimativas das casas de apostas. Os mesmos apostadores colocam o SL Benfica entre os favoritos à vitória final.
A Liga Europa entra esta quinta-feira na fase dos playoff, momento em que os segundos classificados da fase de grupos desta prova defrontam as equipas que não foram além do terceiro lugar na Liga dos Campeões.
Os vencedores deste playoff (cuja eliminatória se irá disputar a 15 e a 22 de fevereiro), seguem para os oitavos-de-final da prova. Dos oito jogos que irão ser disputados, três terão a participação de equipas portuguesas sendo que, em condições normais, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga têm todas as condições para superar os seus oponentes.
De resto, as “águias” estão também em condições de aspirar pela conquista da segunda competição mais importante da UEFA, já que o campeão nacional é colocado pelos apostadores na sétima posição entre as equipas que mais probabilidade têm de sair vencedores no final. Note-se que o Liverpool é a equipa mais cotada para vencer esta competição.
Neste momento, o SL Benfica é a equipa portuguesa mais bem posicionada para vencer a Liga Europa: os Encarnados são a 7ª equipa favorita a vencer a prova, atrás do West Ham United, e à frente do Galatasaray. Contudo, nesta edição há um grande favorito a levar o trofeu para casa: Liverpool. Depois do Liverpool, os principais candidatos são o Bayer Leverkusen e o AC Milan.
Portugueses amplamente favoritos
Mas primeiro, o SL Benfica terá que superar Toulouse, uma equipa que está em 14º lugar da Ligue 1 e que conquistou o direito a entrar na Liga Europa através da conquista da Taça de França na época passada. A equipa liderada por Roger Schmidt está avaliada em 365,75 milhões de euros, enquanto os franceses têm uma avaliação substancialmente menor: 85,20 milhões euros.
O SL Benfica joga em casa esta quinta-feira e é um grande favorito à vitória: apresenta uma odd de 85% probabilidade de vencer o jogo, em comparação com apenas 14% da equipa francesa, sendo que a probabilidade de empate também é reduzida: 22%.
O Sporting CP desloca-se à Suíça para defrontar o BSC Young Boys, líder da liga e campeão da época passada. O plantel de Ruben Amorim está avaliado em 302,28 milhões enquanto a melhor equipa suíça da atualidade não vai além dos 62,30 milhões de euros.
Os “leões” são favoritos com 53% de probabilidade de vencer o jogo, enquanto o BSC Young Boys demonstra 28,5% de probabilidade de vitória. É tão provável um empate como uma vitória da equipa suíça.
Por último, temos ainda o Sp. Braga, quarto classificado da Liga portuguesa e com um plantel avaliado em 115,30 milhões de euros. Pela frente tem o Qarabag Agdam, campeão do Azerbaijão e líder da liga local, com uma equipa cujo valor de mercado é apenas de 14,73 milhões de euros.
Segundo as odds, os “guerreiros” têm pela frente um adversário bastante acessível: o Braga tem 73% de probabilidade de vitória, por outro lado, a equipa do Azerbaijão tem somente 15% de probabilidade de vencer o jogo.