Lince lança fundo de capital de risco com quase 150 milhões de euros

9 meses atrás 73

A gestora de fundos de investimento fechou a subscrição do ‘Innovation Fund III’ no passado mês de dezembro, que se destina a empresas portuguesas com cariz digital ou que apostam na Investigação & Desenvolvimento (I&D).

A Lince Capital lançou o seu maior fundo de investimento em capital de risco de sempre, no valor de 146 milhões de euros, para startups portuguesas que se destacam pela inovação e aposta na Investigação & Desenvolvimento (I&D), disse ao Jornal Económico (JE) o sócio Tomás Lavin Peixe. Trata-se do Innovation Fund III, cujo período de subscrição terminou em dezembro de 2023.

“O principal propósito é investir no ecossistema português. Em 2023 batemos um recorde interno, foi o ano em que fizemos mais investimentos, doze, no total de 30 milhões de euros. Foi bom na área de venture capital e antecipamos mantermo-nos ativos no mercado este ano, porque ainda temos parte do Fund II para aplicar e também vamos começar a investir com este Fund III em 2024”, afirmou o partner responsável pela área de Inovação nesta gestora de fundos.

Ao longo dos próximos doze meses, o plano da sociedade de capital de risco é investir mais de 50 milhões de euros. “Este montante tem duas vertentes: inclui investimentos novos – continuamos proativamente à procura de novas oportunidades, novas startups para investir – e, como dentro do nosso portefólio temos empresas que estão a fazer rondas subsequentes, tencionamos acompanhar o seu crescimento”, explicou Tomás Lavin Peixe ao JE.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo